Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR foi contemplada em 97 projetos na Chamada Universal do CNPq para apoio financeiro à pesquisa

Superintendência de Comunicação Social     13 de dezembro de 2018 - 10h30

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá apoio financeiro para 97 projetos de pesquisa selecionados na edição de 2018 da Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado deixa a UFPR como a 14ª universidade mais contemplada no País.

A Chamada Universal do CNPq tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Dividida nas categorias A, B e C, a iniciativa prevê valores diferenciados para diferentes categorias de pesquisadores. Na UFPR, foram 44 projetos selecionados na modalidade A, 32 na modalidade B e 21 na modalidade C que abrangem 36 distintas áreas do conhecimento.

Com retração de investimentos devido à conjuntura econômica do País desde 2016, este ano o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações disponibilizou os recursos para o pagamento integral de todas as parcelas da última Chamada Universal, lançada em 2016, tornando possível a reabertura da submissão de propostas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, salienta que são as universidades públicas as responsáveis pela produção de mais de 80% do conhecimento científico no Brasil. “Dentro destas universidades, grande parte da produção vem dos vários incentivos e aportes financeiros, com destaque ao CNPq – instituição que sempre apoiou a ciência. Portanto nós, pesquisadores, aguardávamos ansiosamente a reabertura desta chamada que ficou por quase dois anos sem ser editada, o que casou um enorme atraso em pesquisas e dificuldades consideráveis para o avanço do conhecimento”.

Segundo Mendonça, este resultado aponta o reconhecimento da produção do conhecimento realizada pelos pesquisadores da UFPR. Ele destaca que a submissão de propostas é feita de forma individual e pessoal, em face da vontade de cada profissional por fazer pesquisa. “Temos um conjunto de pesquisadores com potencial para galgar posições ainda melhores, por isso temos feito esforços para incentivar a pesquisa na universidade buscando sua valorização e a criação de iniciativas nesse sentido”.

Neste ano, a universidade abriu sete editais de fomento à pesquisa com recursos próprios, um deles financiando pesquisas diretamente. “Este edital universal interno nos deu um alento neste deserto dos recursos financeiros via CNPq. PRPPG e UFPR sempre caminharão nesta direção do apoio à pesquisa. A nossa perspectiva é que a pesquisa na universidade cresça mais do que tem sido reconhecida ultimamente”.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de duzentos milhões de reais, sendo cinquenta milhões oriundos do orçamento do CNPq e cento e cinquenta milhões oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais, a serem liberados em até três parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira no CNPq.

Confira os pesquisadores contemplados.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR