Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR fará estudo sobre Hidrovia Paraguai-Paraná

Adalberto Tokarski, da Antaq, e reitor Zaki Akel Sobrinho. Estudo deve fortalecer o transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná. Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná fará um estudo sobre a prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga para a Hidrovia Paraguai-Paraná.

O plano da hidrovia envolve Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, e prevê obras para adequar a navegabilidade dos Rios Paraguai e Paraná. A hidrovia estende-se por 3.442 km através da América do Sul, desde o estado de Mato Grosso até o Uruguai. A melhora das condições de navegabilidade das hidrovias dos Rios Paraná e Paraguai é uma das metas do Plano Plurianual do Governo Federal.

Nesta quinta-feira (20), o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, para fechar o acordo de cooperação da UFPR no estudo. Também estiveram presentes na reunião Eduardo Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, e Mário Stamm, do Setor de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“A parceria com a UFPR é fundamental para a realização desse estudo”, afirmou Tokarski. Ele destacou que a hidrovia é uma alternativa ao transporte rodoviário que reduz custos e emissão de poluentes, e que está sendo subutilizada.

Zaki Akel Sobrinho disse que a Universidade tem capacidade de oferecer soluções em diversas áreas, e lembrou que o ITTI tem equipes multidisciplinares com competências em todas as áreas necessárias para esse projeto. “Questões de logística têm sido prioridade para nós”, disse o reitor. “Temos estimulado a Universidade a fazer serviços que contribuam com a sociedade.”

Uma equipe da UFPR, por meio do ITTI, já vem fazendo uma série de estudos sobre navegabilidade no Rio Paraguai (leia mais aqui).


Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...