UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exposição sobre os menonitas encerra hoje, sexta-feira (12), no Centro Politécnico

Exposição do grupo religioso menonitas. Foto: Arquivo Depto Geografia

A exposição sociogeográfica itinerante “Menonitas em Chihuahua, no México”, montada no Setor de Ciências da Terra, oferece aos visitantes da comunidade universitária e população em geral tours guiados. Interessados em conhecer cenas do cotidiano dos menonitas mexicanos, bem como, trajes originais do grupo, têm prazo até hoje, sexta-feira (12), para se dirigirem ao edifício João José Bigarella, no Centro Politécnico. Esta mesma exposição já passou pelo Museu local de Witmarsum (Palmeira/PR) e pela Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Para a idealizadora da Exposição, professora mexicana Elizabeth Bautista Flore, “as imagens representam uma ferramenta básica e necessária para difundir atividades científicas, pois são pontes de comunicação que permitem contatos amplos com o público em geral”. As fotografias expostas foram captadas por Elizabeth Flore e docentes Oscar Sanchez Carlos e Alberto Venzor Coronado, todos da Universidad Autónoma.

Segundo o professor Wolf-Dietrich Sahr, do Departamento de Geografia da UFPR, a exposição, montada pela Universidad Autónoma de Ciudad Juárez e Universidade Estadual de Ponta Grossa, traz visibilidade ao grupo etno religioso dos Menonitas que vive no Estado de Chihuahua, no norte do México. A atividade integra o projeto de pesquisa “Entre integrações sociais e sistêmicas: Translocalidades na América Latina”, financiado parcialmente pelo PROMEP mexicano e o CNPq brasileiro, explica o docente do Setor de Ciências da Terra.

Grupo Etnoreligioso

Os Menonitas são um grupo religioso da corrente Anabatista que surgiu durante a Grande Reforma como a ala radical do Protestantismo, primeiramente na Suíça. Rejeitavam a intromissão do Estado em questões religiosas, o que desencadeou forte perseguição do grupo, com subsequentes migrações pela Alsácia, Bohemia, Países Baixos (séc. XVI-XVII), Prússia (séc. XVII), Ucrânia (séc. XVIII), Rússia, Canadá, Estados Unidos e América Latina (Séc. XIX-XXI). Na América Latina encontram-se grandes grupos no México, no Paraguai e na Bolívia.

Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...