Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR estabelece parceria com Universidade de Shinshu

Reitor da UFPR e vice-reitor da Universidade de Shinshu assinam acordo.
Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná assinou, nesta sexta-feira (24), um acordo de cooperação com a Universidade de Shinshu, no Japão. O convênio estabelece uma parceria ampla em todas as áreas das duas instituições.

O coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, contou que as negociações duraram aproximadamente dois anos. “Os representantes da Universidade de Shinshu nos conheceram durante a Feira de Educação do Japão, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Trocamos informações e houve interesse mútuo”, relatou.

A assinatura do termo é um momento importante da nova gestão nas relações internacionais, particularmente com o Japão. Já temos a tradição de mandar bons alunos para lá e receber estudantes japoneses em Curitiba. Queremos aproximar e aprofundar essa relação”, destacou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte, afirmou que a colaboração entre as instituições amplia as possibilidades de conhecimento científico. “Agora que estamos desenhando o plano estratégico de internacionalização da UFPR, mais um acordo é mais um parceiro que se consolida”, completou.

O vice-reitor da Universidade de Shinshu, Kiyoshi Tanaka, lembrou que o Japão é um país onde as tecnologias são bem avançadas e que há um empenho em distribuir a tecnologia para outros locais do mundo. “O Brasil é um país muito abundante, farto e com futuro promissor. Unindo essas partes, conseguiremos ter inúmeras conquistas”, ressaltou.

O encontro também contou com a presença da coordenadora de Cooperação Internacional da Agência UFPR Internacional, Anna Tempesta; do membro do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Shinshu Yutaka Hasegawa; do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura; do vice-consul, Yuma Kobayashi; e do presidente do Conselho de Administração do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro.

Após a assinatura do acordo, os representantes da instituição japonesa visitaram laboratórios de nanotecnologia da UFPR no Centro Politécnico.

Pela manhã, o vice-reitor da universidade japonesa, Kiyoshi Tanaka, ministrou uma palestra sobre possibilidades de mobilidade com a instituição.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...