Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é pioneira na valorização de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Aprovada na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a resolução 10/14 traz, entre as novidades, o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como recursos educacionais abertos. Publicada na segunda-feira (26), a nova resolução estabelece os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na UFPR.

O novo sistema de pontuação coaduna com a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. O documento recomenda cinco diretrizes estratégicas para a abertura do acesso do conhecimento no ensino superior, das quais uma delas é a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância, está implementando o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), que tem por objetivo disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR, UTFPR e para a comunidade em geral, via internet.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...
UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos
Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...