Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Itaipu Binacional assinam termo de cooperação para desenvolver projetos na área de sustentabilidade

Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Itaipu Binacional firmaram, nesta sexta-feira (14), termo de cooperação com vistas à execução de ações, projetos e programas conjuntos para o desenvolvimento sustentável da região sul do Brasil, com ênfase na região oeste do Paraná.

A Itaipu apoia o Programa Oeste em Desenvolvimento que desde 2014 tem criado oportunidades e desenvolvido metodologias para a participação de atores que possibilitem a integração de ações em especial por meio das Camaras Técnicas (Avicultura, Suinocultura, Pecuária Leiteira, Apicultura, Saniedade Agropecuária, Energias Renováveis, Conservação de solos, etc.), envolvendo produtores, dirigentes da agropecuária, associações, cooperativas, iniciativa privada, instituto de pesquisa, universidades, governo estadual e federal.

A parceria entre a instituição e a universidade tem importância no sentido oportunizar a participação de docentes e discentes da UFPR, principalmente do Setor de Ciências Agrárias, por meio de projetos estratégicos, integrados sobre práticas de gestão sustentável visando à agregação de valor, eficiência econômica e pilares do desenvolvimento territorial.

Foto: Marcos Solivan

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca assinou o documento e disse estar animado para que esse seja o primeiro passo para outras iniciativas nessa área. “É algo significativo para a universidade ter mais espaço para aproximação e o trabalho conjunto com a Itaipu Binacional, que é uma grande instituição nacional e está no Paraná. A UFPR está presente no oeste do estado e como esse é um projeto para desenvolvimento sustentável do sul do Brasil, abrange também essa região”.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, esse é um compromisso com a sustentabilidade. “Essa é mais uma iniciativa entre outras ações conjuntas das instituições. A ênfase está em medidas que visem atender o meio ambiente no progresso e no desenvolvimento industrial. Nossa meta é utilizar a parceria para trocar experiências de pesquisas e produção de inovação”.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...