Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e grupo de alemães se reúnem para falar sobre fomento ao ensino de alemão entre os brasileiros

Um grupo alemão formado por representantes da embaixada e de consulados da Alemanha no Brasil, assim como coordenadores do Orgão Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA), membros do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e diretores do Instituto Goethe de São Paulo e Curitiba, esteve reunido com o reitor em exercício da UFPR, Rogério Mulinari, para falar sobre iniciativas voltadas ao ensino da língua alemã no pais. Também participaram do encontro a presidente da Associação Paranaense de Professores de Língua Alemã, Irene Stecher-Mattes, a vice-diretora do Setor de Ciências Humanas da Universidade, Ligia Negri, o vice-diretor do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), Thiago Mariano, além das professoras na área de Língua Alemã, Ruth Bohunovsky e Giovanna Chaves.

Grupo é formado por alemães que atuam em diversas cidades brasileiras. FOTO: Samira
Grupo é formado por alemães que atuam em diversas cidades brasileiras. FOTO: Samira Chami Neves

Em serviço nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os alemães formam uma rede que se encontra duas vezes ao ano para discutir estratégias de fomento e aperfeiçoamento do ensino de alemão aos brasileiros. Segundo o conselheiro de Imprensa e Cultura da Embaixada da Alemanha em Brasília, Eike Büllesbach, a parceria com instituições de ensino é fundamental, visto que um dos maiores problemas enfrentados na popularização da cultura alemã está na falta de professores aptos ao ensino da língua. “Estamos buscando estimular professores que já ensinam línguas estrangeiras a também se interessar pelo alemão. Por isso é tão importante estreitarmos relações com universidades como a UFPR. Queremos conhecer, trocar informações e quem sabe formarmos juntos uma iniciativa”, disse o conselheiro alemão.

O Mestrado Bilateral em Letras com a Universidade de Leipzig foi uma das ações mostradas ao grupo como exemplo do envolvimento da UFPR com a internacionalização e cooperação com a Alemanha. “Somos o único mestrado de dupla titulação para ensino da língua alemã no sul do país. A procura vem aumentando de forma muito rápida, a ponto de chegarmos a ter, em nossa última turma, grande maioria dos alunos vinda de fora do Paraná”, explica o vice-diretor do Celin – local das primeiras experiências de alunos e professores da UFPR com a língua alemã, chegando a atender mais de 500 alunos por semestre interessados no idioma.

22337549149_7a10c072bc_z
Para Rogério Mulinari, há possibilidades muito interessantes ainda não trabalhadas na área do ensino de alemão. FOTO: Samira Chami Neves

De acordo com Rogério Mulinari, as relações da UFPR com a Alemanha vão além da área de Letras e vêm recebendo um olhar mais atencioso no estabelecimento de parcerias. O reitor em exercício lembrou dos mestrados de dupla titulação celebrados com as universidades alemãs de Stuttgart e Technische Hochschule Ingolstadt (THI) – em Meio Ambiente Urbano e Industrial e Engenharia Mecânica, respectivamente – das parcerias com o Instituto Goethe, além dos intercâmbios via DAAD e Ciências sem Fronteiras. “Temos grande foco na internacionalização e buscamos avançar cada vez mais. Para isso, a articulação de parcerias é um dos caminhos mais importantes. Temos muito interesse em construir iniciativas conjuntas a essa rede e acredito que temos oportunidades bem interessantes a serem trabalhadas nessa vertente linguística”, afirma.

Leia também:

UFPR terá mestrado de dupla titulação com universidade alemã na área de Engenharia Mecânica

Mestrado em Meio Ambiente será lançado em julho de 2007

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...