Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Direito à diversidade sexual é tema de concurso na UFPR

Prêmio Educação em Respeito à Diversidade Sexual - Foto: Reprodução

As inscrições para o prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual, idealizado pela Aliança Global para a Educação, em parceria com o Setor de Educação da UFPR, encerram no próximo dia 12. Poderão concorrer ao Prêmio iniciativas de promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil, realizadas nos últimos cinco anos (2009-2013), por indivíduos ou instituições públicas e privadas. Informações sobre as inscrições, estão disponíveis no site www.cepac.org.br e via e-mail presidente@cepac.org.br.

Segundo Toni Reis, secretário de Educação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT), o objetivo deste prêmio é “promover a inclusão plena de pessoas que são prejudicadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, identificando, aprimorando e compartilhando conhecimentos especializados na área da educação”.

A premiação ao vencedor de cada uma das dez categorias que recebem inscrições será realizada no dia 5 de julho, às 16h30, na sala Homero de Barros, 1º andar do Edifício D. Pedro I da UFPR. A premiação será uma das atividades programadas na Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual, que será realizada nos dias 5 e 6 de julho, no Anfiteatro 100 do Edifício D.Pedro I/Reitoria da UFPR.

Segundo Toni Reis, o público-alvo deste evento, que emitirá certificado fornecido pela UFPR, é formado por ativistas do Movimento LGBT que trabalham na área; gestores e trabalhadores da educação. Também está aberto a representantes de organizações comunitárias e associações profissionais de classe interessadas no assunto; grupos de pesquisadores ligados às instituições de ensino superior que tenham atuação direta ou interesse no tema e à população em geral.

Toni Reis destaca que entre os pontos integrantes à programação da Conferência, estão a eleição dos delegados do Movimento LGBT para a Conferência Nacional de Educação. Também serão promovidas discussões com o objetivo de sistematizar pesquisas na área da diversidade sexual em sua interface e relações com o campo educacional, explica Toni Reis. O encontro também permitirá a definição de propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada no próximo ano.

Celsina Favorito