Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga resultado do vestibular

Expectativa dos 14.547 candidatos que concorriam às 5.087 vagas na Universidade chega ao fim

Aprovados comemoram resultado - Rodrigo Duarte

A Universidade Federal do Paraná disponibilizou hoje às 14 horas o resultado da segunda fase do processo seletivo 2011/2012 da instituição. O banho de lama, tradicional na recepção aos novos calouros, aconteceu no Campus Agrárias. As 5.087 vagas disponibilizadas ainda não foram completamente preenchidas, pois há candidatos que farão vestibular estendido para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística – no total, 5.191 jovens puderam soltar hoje mesmo o grito de “passei!”.

Esse vestibular reforçou o papel de inclusão que a UFPR desempenha perante a comunidade: 41% dos aprovados fez todo o ensino médio em escola pública. Outros 25% tem renda familiar até R$ 2.180. “Esses dados nos deixam muito felizes, pois demonstram que a universidade representa uma oportunidade de transformação na vida desses jovens”, comemora o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Entre as 2.030 vagas oferecidas inicialmente através do sistema de cotas, 277 foram preenchidas pelos candidatos que se encaixaram nas vagas para cotas raciais e outras 1.550 por quem concorreu através das cotas sociais. As vagas que restaram foram preenchidas pela concorrência geral. Dois candidatos com necessidades especiais foram aprovados, nos cursos de Pedagogia e Bacharelado em Física.

Felicidade sem tamanho

Trazendo orgulhosa no braço a inscrição “Meu filho passou!”, Alice Diniz da Costa não conseguia esconder a euforia. Mãe de Carlos Artur Diniz da Costa, aprovado em Medicina, ela mal conseguia descrever o sentimento. “Nossa, eu estou muito feliz. Ele batalhou muito por isso e agora a gente pode comemorar”, disse, com um sorriso no rosto e restos de lama espalhados pelo corpo.

Ela só não sabia o paradeiro do filho. Provavelmente o mais novo calouro já havia se misturado à multidão que lotava o gramado do Campus. Alice não se importava. Comemorava com o marido a vitória do filho e da família, e não à toa: Medicina foi o curso ma

is concorrido, com uma média de 45,41 candidatos por vaga, seguido por Publicidade e Propaganda, com 26,26 candidatos por vaga. O primeiro colocado geral foi  Luiz Guilherme Seleme Fofano, do curso de Engenharia Mecânica.

O desempenho individual dos candidatos estará disponível no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) a partir das 14 horas de amanhã (05).

Calouros vibram com familiares - Rodrigo Duarte

Próximos passos

Exatamente 90% dos aprovados residem no Paraná – pouco mais de 77% nasceram no estado. “O que esse número nos mostra é que nós estamos cumprindo nosso papel promovendo o desenvolvimento do estado e da região. Há quase 100 anos a UFPR vem fazendo isso e esse é um motivo de orgulho para todos nós”, salienta o reitor Zaki Akel Sobrinho.

De acordo com Raul Von Der Heyde, Coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade, esse talvez tenha sido o vestibular mais tranquilo da história da instituição. “Tudo funcionou quase perfeitamente. Nós não tivemos os transtornos que ocorreram nos anos anteriores”, disse.

Quem ainda tem o sonho de ingressar na UFPR pode recorrer a mais uma oportunidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do MEC. Nele, são usadas as notas do Enem 2011. São 431 vagas para o primeiro semestre e 98 para o segundo. As inscrições devem ser feitas de 07 a 12 de janeiro.

Para quem já passou no vestibular tradicional, as matrículas serão feitas entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos – NAA, no Prédio Histórico da UFPR. Os aprovados podem encontrar a documentação e demais informações no Guia do Candidato, disponível no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br

Bruno Zermiani, sob orientação de Félix Calderaro

Sugestões

Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...
Laboratório do curso de geografia da UFPR oferece vagas para extensão universitária
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Cecane-PR seleciona profissional autônomo para atuar como agente do PNAE; inscrições até 22 de abril
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (Cecane-PR), fruto de uma parceria entre...