Classificados para a segunda chamada do vestibular e do Sisu devem fazer matrícula nesta terça-feira(18)

matrícula no Teatro da Reitoria na manhã de terça-feira. Foto: Marcos Solivan

O Núcleo de Concursos da UFPR divulgou sexta-feira (14) a lista dos primeiros convocados para a chamada complementar do vestibular 2013/2014 e do processo do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Todos os candidatos listados na relação devem comparecer ao Teatro da Reitoria, nesta terça-feira (18)munidos da documentação exigida para registro acadêmico.

– Confira a lista de convocados do vestibular aqui
– Confira a lista de convocados do Sisu aqui

Os convocados que se inscreveram para cursos dos campi de Curitiba e Pontal do Paraná, deve apresentar-se no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Centro, Curitiba). Quem concorreu a vagas para cursos do campus de Palotina, deve comparecer à Secretaria de Graduação (Rua Pioneiro, 2153, Jardim Dallas).  Já os candidatos que se inscreveram para os cursos do campus de Jandaia do Sul, participarão da chamada nominal na Fafijan (Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro).

alunos chegando para fazer a matrícula. Foto: Marcos Solivan

Conforme estabelecido no edital 01/2014 do NC, a convocação não garante direito à vaga. Isso porque a lista traz uma quantidade de nomes correspondente a três vezes o número de vagas remanescentes em cada curso. O procedimento, adotado pela primeira vez no vestibular da UFPR, foi adotado para facilitar o preenchimento total de vagas em um menor número de chamadas complementares.

“É importante que o candidato convocado esteja presente no horário para o qual foi convocado, pois não haverá tolerância para atrasos”, diz Mauro Belli, coordenador de Políticas de Acesso e Permanência da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Ele explica que para cada curso serão chamados os candidatos presentes até que se preencha o total de vagas remanescentes. “Caso o candidato não compareça no momento de sua chamada, perderá a vaga para a próxima pessoa da lista.”

Documentação
O candidato convocado deve ficar bastante atento ainda à documentação exigida para o registro acadêmico. É imprescindível a apresentação de fotocópias autenticadas dos documentos. Originais sem a fotocópia autenticada não serão aceitos. Segundo Mauro Belli, outros erros comuns dos aprovados durante o registro acadêmico é apresentar carteira de identificação profissional, emitida por entidade de classe, em vez de carteira de identificação civil; e histórico escolar sem o certificado de conclusão do ensino médio.

A falta de algum documento resultará na perda da vaga. Para não haver erro, no edital de convocação para a chamada nominal, o candidato tem à disposição um link ao lado de seu nome com a documentação necessária especificamente para sua matrícula.

Caso ainda restem vagas após a chamada, uma nova convocação para chamada nominal será divulgada no dia 28 de fevereiro. Os últimos registros acadêmicos do semestre ocorrerão no dia 6 de março.

Célio Yano