Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Cursos e Profissões apresenta projeto que ensina Física de forma lúdica

Deitar num espaço aconchegante, à luz do dia, e poder ver o céu escuro cheio de estrelas. Esse é um dos projetos da UFPR que estão em exposição e à disposição dos visitantes da 15ª UFPR Cursos e Profissões.

O Planetário, que durante a UFPR Cursos e Profissões oferece várias sessões diárias, possibilita que os visitantes tenham  uma experiência astronômica e entendam um pouco mais sobre o tema, na prática e de forma divertida.  A atividade faz parte de Física Brincando e Aprendendo (Fibra), um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Física da UFPR, que iniciou suas atividades em 1988 e, segundo seu coordenador, José Pedro Serbena, tem com a intenção divulgar a ciência e para crianças e adolescentes.

Fibra: Física Brincando e Aprendendo

O ensino da Física nem sempre é considerado atraente para os estudantes do ensino médio. Pensando nisso o Fibra contribui para tornar o aprendizado mais prazeroso e fácil, por meio de experimentos e atividades interativas. O projeto atende escolas por meio de agendamento, no entanto, estará presente durante toda a UFPR Cursos e Profissões para que os visitantes possam conhecer a iniciativa e interagir com a Física.

Emanuel Xavier, estudante do terceiro ano do Colégio Milton Carneiro, visitou o Fibra e achou o projeto muito interessante. “Nós não temos isso em sala de aula, se tivéssemos isso certamente iria ser mais legal, muito mais divertido. É mais fácil entender com os experimentos, com algo prático. Eu ia esperar pela aula de física para ver o que ia acontecer” – conta o estudante.

O Planetário é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo Fibra. Os visitantes podem ainda conhecer outros experimentos interativos, como a cadeira de prego, o detector de mentiras, a bicicleta que gera energia, o freio eletromagnético e o Pêndulo de Newton.

Conheça mais sobre o Fibra aqui.

Sessões do Planetário:
De quinta-feira a sábado: 9h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h, 16h e 17h.
Domingo: 9h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h.
Entrada gratuita.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...