Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR cria Coordenadoria de Governança e Riscos

O Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (Coplad) aprovou nesta quarta-feira  (28), por unanimidade, a criação da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da Universidade, que tem como objetivo gerir riscos, otimizar processos, controlar e dar maior transparência às ações dos gestores públicos da instituição. 

A criação da unidade, que será vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), atende ainda a uma Instrução Normativa Conjunta de 2016 do governo Federal  que busca fixar parâmetros e critérios para melhorias na gestão pública, visando uma melhora na capacidade de atendimento aos cidadão  e eficácia dentro das esferas administrativas federais.

O pró-reitor de Planejamento, Fernando Mezzadri, lembra que o desenvolvimento e criação da CGR foi uma das prioridades da atual gestão da UFPR: “Falar em governança e gestão de risco no contexto atual do Brasil nos parece muito oportuno. É necessário termos boas práticas institucionalizadas na Universidade, que envolvem, além do mapeamento de processos, a gestão de risco com foco nos recursos humanos, tecnológicos, financeiros e burocráticos”. 

A CGR trabalhará com o alinhamento de objetivos estratégico, oferecendo suporte e propostas de melhoria no gerenciamento dos processos da Universidade, monitorando o contingenciamento orçamentário  e mapeando as práticas e ações da instituição. Segundo o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, a nova unidade proporcionará mais controle e transparência  para os processos da Universidade. “Demos mais um passo para uma gestão cada vez mais transparente, com práticas de governança institucionalizadas e com acompanhamento e controle de riscos”, afirmou.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...