Ciência e Tecnologia

UFPR concede o primeiro Diploma de Notório Saber

Celsina Favorito     9 de julho de 2013 - 18h07

Prof. Juan Elías Pérez Ipiña, Notório Saber - Foto: Divulgação

O primeiro diploma de Notório Saber, outorgado pela Universidade Federal do Paraná, foi conquistado pelo professor Juan Elias Perez Ipiña, titular da Universidade Nacional de Comahue, na Argentina. O docente Ipiña solicitou à UFPR a concessão do diploma de Notório Saber, devido à sua atuação como professor e pesquisador em diversas universidades da América Latina.

Além da comprovação da experiência, apresentada no curriculum vitae, o docente teve que defender, perante uma banca formada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, uma tese acadêmica. Juan Ipiña apresentou a pesquisa denominada “Transição dúctil frágil: análise estatística de resultados, avaliação de um valor mínimo e estudo do limite com o UPPER SHELF”.

Entre as experiências de Juan Elias, de 60 anos, estão a participação como pesquisador independente no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Argentina; em projetos internacionais, entre eles, o de Mecânica de Fractura, da National Science Foundation/Conicet; e como professor convidado do Centro Atômico de Bariloche; e consultorias para a indústria (Hidronor, Pescarmona, Cometarsa, entre outras).

O docente da Universidade de Comahue também já foi agraciado com o Prêmio Jorge Kitti; e o diploma de Reconhecimento à Trajetória Científica SAM 2003. O pesquisador se destaca, ainda, na publicação de artigos científicos, de um livro, e como membro de bancas de defesa de teses.

Competência adquirida

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edison Sergio Silveira, somente a partir de 1996, quando foi elaborada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), é que as instituições federais de ensino puderam receber pedidos de Notório Saber. Na prática, explica o pró-reitor, este diploma representa o reconhecimento das experiências e competência adquirida por intelectuais, nas academias que atuam. Neste caso, portanto, não é necessário que o candidato frequente um curso de mestrado ou doutorado, esclarece o dirigente.

Edison Silveira lembra que nos últimos quatro anos, três pedidos de concessão do diploma foram negados pela UFPR, entre eles, um no setor de Letras e outro na área da educação. Os solicitantes, residentes em nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não conseguiram aprovação das teses apresentadas.

A banca examinadora que concedeu o título de doutor ao argentino Juan Elias se reuniu no dia 22 de março deste ano e teve como membros os professores Fernando Luiz Bastian, Sergei Anatolyevitch Paschuk, Carlos Maurício Lepienski, Paulo Sergio Carvalho Pereira da Silva e Ana Sofica Clímaco Monteiro D’Oliveira.

Banca de tese Notório Saber - Foto: Divulgação

Celsina Favorito