+ UFPR

UFPR comemora Dia da Árvore com doação de três mil mudas de araucária

Simone Meirelles     18 de setembro de 2018 - 15h38

Mudas de Araucária (foto arquivo UFPR)

Para comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, a UFPR vai realizar a doação de três mil mudas de araucária.  A iniciativa é do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, juntamente com o Grupo de Estudos para a Valorização da Araucária (Geva). Das 8h30 até as 16h30, os interessados poderão retirar até 20 mudas, gratuitamente. A equipe do Geva, coordenada pelo professor Flávio Zanette, estará explicando e demonstrando como fazer a enxertia na Araucária. O procedimento é necessário para garantir a produção de pinhões.

As mudas foram produzidas pelo Geva e pela aluna do curso de Agronomia Rosemary Eisenberg, que possui um viveiro de plantas.  É necessário levar caixas ou sacolas para transportar as mudas. A doação será ao lado do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitasimo, no Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba).

Outra ação comemorativa do Dia da Árvore será o plantio de uma muda de Araucária no Setor de Ciências Agrárias da UFPR. “A muda é selecionada de uma matriz que produz pinhas de cerca de sete quilos, bem acima da média”, explica o professor Flávio Zanette. O plantio está marcado para as 11 horas, com a presença de alunos e professores do campus.