Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR auxilia na produção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

Plano prevê
O Paraná é o terceiro estado brasileiro a definir um plano estadual para a educação e os direitos humanos. Imagem: Leonardo Bettinelli

O Conselho Estadual de Educação já tem em mãos a versão final do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná (PEEDH/PR). O documento foi entregue pela coordenadora do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná, Cineiva Campoli, e pela professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Sônia Haracemiv. O Paraná é o terceiro estado brasileiro a definir um plano desse tipo.

O PEEDH/PR foi produzido através de um longo processo de consulta à sociedade, com audiências públicas em 11 cidades do Paraná, como Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, e da consulta pública online através do site do Comitê de Educação em Direitos Humanos, conforme explica Cineiva. “Esse projeto inteiro não veio do nada, ele foi revisado, repensado e tivemos apoio de diversas instituições, dando legitimidade acadêmica e científica”, diz.

O apoio da UFPR veio por meio de um esforço do UFPR Unindo Talentos, projeto de extensão da Universidade que desenvolve diversos trabalhos, sendo o PEEDH/PR apenas um deles. “Desde 2011, recebemos o maior apoio da UFPR e do nosso reitor para prosseguirmos com o desenvolvimento desse plano e de outros projetos também”, explica Sônia.

Seis grandes temas nortearam a elaboração do PEEDH/PR: Educação Básica, Ensino Superior, Educação Não Formal, Educação dos Profissionais de Justiça, Segurança e Socieducação, Tecnologia e Dignidade Humana e Família. Cada um desses eixos têm recomendações e metas a serem seguidas, sempre aliando a dignidade e os direitos humanos a cada um deles.

Texto: Kaleb Ferreira (sob supervisão de Jaqueline Carrara)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...