Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina termo de cooperação com universidades da Argentina

Universidade Federal do Paraná amplia cooperação com Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto. Foto: Marcos Solivan
Universidade Federal do Paraná amplia cooperação com Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto. Foto: Marcos Solivan

A Universidade Federal do Paraná assinou nesta quarta-feira (8) um termo de cooperação com duas universidades argentinas: Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto, ambas situadas na província de Córdoba.

O convênio vai possibilitar a mobilidade acadêmica entre as instituições. Docentes, servidores e estudantes terão oportunidades de visitar as universidades parceiras para cursos e outras atividades. A UFPR já realiza um projeto da área de Gestão de Informação em parceria com as duas universidades desde 2008, e agora mais dois projetos da mesma área serão realizados.

O termo foi assinado nesta manhã pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, em reunião com representantes das duas universidades argentinas e também da Universidad Nacional de Rosario, que tem interesse em firmar colaborações com as instituições. “Tenho certeza de que essa é uma boa oportunidade para a Universidade fazer parcerias em áreas distintas”, afirmou o vice-reitor.

“A importância deste convênio é que ele consolida o trabalho que vem sendo realizado desde 2008, com o projeto sobre criatividade e inovação tecnológica”, disse Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi), que vai ministrar um curso nas duas universidades argentinas em agosto deste ano. No ano que vem, uma equipe de cinco professores do Decigi irá para a Argentina para oferecer cursos e seminários nas universidades parceiras.

A comissão argentina esteve nesta terça-feira (7) no Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, e nesta quarta-feira visitará o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, para apresentar suas linhas de pesquisa aos docentes de Setor.

Também estiveram presentes na reunião Edilson Silveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Graciela Muniz, coordenadora de Pesquisa; Eva Dalmolin, representando a Assessoria de Relações Internacionais; Edmeire Cristina Pereira, chefe do Departamento de Ciência e Gestão da Informação; Rodrigo Botelho-Francisco e  Joana Gusmão Lemos, professores do Decigi.

Veja o álbum de fotos da reunião neste link.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...