Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina acordo de dupla titulação com programa de mestrado da Universidade de Stuttgart

O reitor Zaki Akel Sobrinho e a coordenação do Programa Internacional de Mestrado Profissional Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI) assinaram nesta manhã (7) o documento que permitirá a dupla titulação dos estudantes do PPGMAUI e do Mestrado Internacional WASTE da Universidade de Stuttgart, Alemanha.

O PPGMAUI foi criado em 2006, por meio de uma parceria entre a UFPR, Universidade de Stuttgart e Senai/PR. O Programa já possuía dois projetos de intercâmbio de alunos e docentes; um deles permite que alunos desenvolvam uma parte de sua dissertação de mestrado na Universidade de Stuttgart.

Akel Sobrinho comemorou a consolidação de mais um convênio da UFPR que permite a dupla titulação. “A Universidade de Stuttgart e a UFPR são duas grandes universidades, bem colocadas em rankings internacionais. Essa parceria, tratando de um tema tão importante, é uma grande alegria para nós”, afirmou o reitor. Ele destacou também os aspectos da internacionalização e da parceria com o setor produtivo: “O fluxo de estudantes entre as duas instituições vai permitir a troca de experiências e ampliação de horizontes culturais. A parceria com o Senai, que faz a ponte com o setor produtivo, também é muito importante, pois é a Universidade resolvendo questões concretas da sociedade”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira, a dupla titulação vem sendo discutida há alguns anos. “Esta é mais uma oportunidade para a formação dos nossos alunos e dos alunos alemães, fazendo com que esssas pessoas voltem e contribuam com o seu país e tenham melhores perspectivas de carreira”, disse.

A coordenadora do PPGMAUI na UFPR, Margarete Casagrande Lass Erbe, afirmou durante a cerimônia que a expectativa é a de enviar os alunos a curto prazo.

“O programa tem a vantagem de ter pesquisa aplicada seguindo a demanda da indústria”, ressaltou o diretor regional do Senai/PR, Marco Secco.

A coordenadora do Programa na Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer, disse estar muito feliz com a parceria. “É muito bom para os nossos alunos virem para cá e conhecerem o país, a tecnologia, a Universidade, a ciência daqui e vice-versa. Esta é uma etapa importante para enfrentar novos desafios do futuro”, afirmou.

O PPGMAUI está inserido na área de Ciências Ambientais da CAPES, composto por uma área de concentração denominada Processo de Engenharia e Ciências do Meio Ambiente e quatro linhas de pesquisa: proteção ambiental e ciências ambientais, poluição ambiental e prevenção da poluição, água; resíduos, efluentes e emissões atmosféricas.

Até o ano de 2015 o programa já realizou oitenta e cinco (85) defesas, com alunos representados, em sua maioria, por profissionais inseridos no mercado de trabalho no estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo em órgãos públicos, privados e profissionais liberais.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...