UFPR assina acordo de cooperação acadêmica com Universidade de Roma Tor Vergata

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, esteve na última semana em Roma, na Itália, para renovação do acordo de colaboração entre a UFPR e a Università degli Studi di Roma Tor Vergata.
Em cerimônia com o reitor da universidade italiana, Giuseppe Novelli, e representantes das Relações Internacionais, foi assinado o acordo e selado o compromisso para ampliação da colaboração já existente entre as duas instituições, com a expansão da cooperação científica para cursos da área de tecnologia. Atualmente a UFPR possui acordo com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata nas áreas de ciências jurídicas e da saúde.

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, assina a renovação do acordo de cooperação com o reitor da Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Giuseppe Novelli. Foto: Divulgação

A ampliação da colaboração está prevista para ser oficializada no próximo mês de novembro, em Curitiba, com a visita de uma comitiva da universidade italiana à UFPR.

Parceria que gera resultados

Um dos resultados dessa colaboração entre a UFPR e a Università degli Studi di Roma Tor Vergata é a campanha “A Comida é Nossa”, iniciativa que faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Nutrição da UFPR em conjunto com o Departamento de Biomedicina e Prevenção da universidade italiana. O trabalho resultou em um site, lançado em 2015, que reúne ações que pretendem popularizar o conhecimento científico sobre a relação homem/alimento, destacando a importância do resgate da comida brasileira no combate à obesidade. Confira a página do projeto, aqui.

Potencializar a Internacionalização da UFPR

A assinatura do acordo com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata fez parte de uma missão internacional realizada pelo reitor Ricardo Marcelo neste mês de outubro. A missão teve início na Itália, onde o reitor participou de uma série de palestras, reuniões e assinou acordos com universidades italianas, e terminou na Rússia, com a assinatura de acordo de cooperação acadêmica com a Lomonosov Moscow State University (MSU), uma das mais antigas e renomadas universidades russas.
“Esses acordos com universidades tradicionais e seculares são mais um desdobramento dessa consciência de que a internacionalização na nossa universidade é irreversível, mais do que necessária e tem que ser aprofundada”, diz o reitor.
Em abril deste ano foi aprovado o Plano Institucional de Internacionalização da UFPR, que estabelece ações e políticas de internacionalização, estruturadas em torno das dimensões institucionais de cooperação internacional, da mobilidade acadêmica e das políticas linguísticas.