Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR aposta em temas culturais e políticos nas provas de redação

O primeiro dia da segunda fase do processo seletivo 2011/2012 da UFPR ocorreu dentro do esperado. Os 14.064 candidatos que compareceram ─ entre os 15.093 inscritos ─ fizeram o vestibular sem maiores problemas nos 15 locais de prova. A morte da cantora Amy Winehouse e os limites das ações da sociedade sobre o indivíduo; o projeto de Lei da Ficha Limpa; a crise econômica na Espanha; um comparativo entre as manifestações estudantis de hoje e na França de 1968; e os efeitos da meia-entrada para estudantes sobre os preços no setor de entretenimento foram os temas das redações deste domingo. A prova será disponibilizada na internet no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) a partir das 19 horas.

Amanhã, o processo seletivo chega ao fim, com as provas dos 34 cursos que exigem testes de conhecimentos específicos ─ os outros realizam apenas a prova de compreensão e produção de textos, feita neste domingo.

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, professor Raul Von der Heyde, o número de faltantes está dentro do padrão nos últimos anos para o primeiro dia. “Nós temos uma preocupação em relação ao atraso nas provas desta segunda (12), por ser um dia útil, quando o trânsito tende a ser maior. Mas nós acreditamos que os candidatos se programarão para chegar no horário”, afirma.
Os únicos cursos que tiveram um número maior de faltantes foram os de Técnico em Petróleo e Gás, integrado ao Ensino Médio, e o Técnico (pós-médio) em Agente Comunitário de Saúde, ambos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), onde a taxa das faltas chegou a 19%.

A lista das provas de conhecimento específico por curso que serão feitas nesta segunda-feira (12) pode ser encontrada no Guia do Candidato, no campo ‘Provas’.

Bruno Zermiani, com orientação de Simone Meirelles

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...