Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR adota iniciativa inédita para descentralizar compras, economizar recursos e otimizar entregas 

A UFPR está adotando uma nova sistemática para descentralizar as compras de produtos feitas por meio de pregões, economizar recursos públicos e otimizar as entregas de mercadorias.  Trata-se de parceria inédita entre a Diretoria de Apoio aos Campi Avançados, a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) e o Departamento de Licitações e Contratações (Delic) – nova unidade da Pró-Reitoria de Administração, que abrangeu extinta Central de Compras (Cecom).
Pela nova sistemática, as compras continuarão centralizadas na Gerência de Planejamento e Controle. A diferença é que, a partir de agora, com base nas demandas de materiais de cada um dos campi da UFPR, os lotes dos pregões serão feitos separadamente. Os lotes também poderão incluir a compra de materiais que serão utilizados por vários campi, mas desde que haja proximidade física entre as unidades (os campi do Setor Litoral e do Centro de Estudos do Mar-CEM, por exemplo).
Uma das vantagens da medida é a redução de despesas com fretes e a otimização do processo de entrega das mercadorias. “Muitas vezes, a entrega de produtos comprados para vários campi é feita em Curitiba, mas isso gera custos maiores porque as mercadorias precisam ser entregues no interior do Estado”, explica Helton José Alves.
Por enquanto, em uma fase-piloto que será desenvolvida até o final de 2017, a medida será adotada para itens utilizados para a manutenção da estrutura da UFPR nas suas unidades de Curitiba e do interior. “Se a experiência der certo, será repetida nos anos seguintes”, explica o diretor de Apoio aos Campi Avançados, professor-doutor  Helton José Alves. “O importante é reduzir despesas e garantir que o item esteja disponívelquando necessário”.
Apoio a fornecedores locais
Outro benefício é a possibilidade de fornecedores instalados em cidades próximas aos campi – ou nos próprios municípios onde a UFPR possui unidades – participarem das licitações, o que também contribui para a redução de custos e o incentivo à economia regional. Com este objetivo, no segundo semestre do ano, a UFPR vai visitar as associações comerciais destes municípios incentivando os fornecedores locais a participarem das licitações.  A Universidade possui unidades em Curitiba, Pontal do Paraná (onde está instalado o CEM), Matinhos (o Setor Litoral), Jandaia do Sul,  Palotina e Toledo –
“Esse fomento aumentará a competitividade e reduzirá o preço dos produtos, uma vez que empresas sediadas em localidades mais próximas às unidades do Interior poderão participar das licitações, sem o dever de ter que efetuar entregas também em Curitiba, o que em última análise cumpre regionalmente um dos objetivos da licitação, que é o desenvolvimento nacional sustentável”, disse o diretor do Departamento de Licitações e Contratações da Pró-Reitoria de Administração.
A UFPR já definiu um cronograma para a nova sistemática. Na semana que vem, acaba o prazo para que as unidades façam o levantamento dos materiais de que necessitam. Feito isso, a Diretoria de Apoio aos Campi Avançados terá dois meses para avaliar os pedidos e propor os lotes. Depois, o setor financeiro vai fazer os orçamentos dos produtos. A última fase será a realização dos pregões.
Campanha
A nova sistemática é parte de um conjunto de medidas que estão sendo tomadas pela Reitoria para otimizar os recursos públicos e reduzir despesas em todas as áreas,  inclusive gastos com água, energia elétrica e telefone. A Universidade desenvolve uma campanha que que convida toda a comunidade acadêmica a participar desse esforço, na fase 3 da Campanha #Valoriza UFPR.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...