Ciência e Tecnologia

UFPR abre programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Aline Fernandes França     23 de outubro de 2017 - 17h19

A Universidade Federal do Paraná iniciou hoje as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A 14ª edição do evento tem como tema uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes – a matemática. A ideia é destacar como a matemática está presente no cotidiano.

Na manhã de hoje, 18 alunos de ensino fundamental do Colégio Estadual Manoel Ribas, de Curitiba, participaram de uma oficina que integra matemática e arte, abordando conceitos de geometria plana a partir da obra “Catavento” do artista plástico Alfredo Volpi. A coordenadora da oficina, professora Simone da Silva Soria Medina, avalia que a atividade foi produtiva. “Trabalhamos a matemática de uma maneira diferenciada. Até mesmo os alunos que têm dificuldade com a matéria nos surpreenderam”, relata.

A programação da UFPR segue até o mês de dezembro. Cerca de 21 mil pessoas em 18 municípios do Paraná devem participar. Confira aqui as atividades.

Feira Regional de Ciências no Litoral

Amanhã (24), tem início a VII Feira Regional de Ciências do Litoral, em Matinhos. O evento conta com 80 atrações e deve reunir cerca de 1500 pessoas durante três dias (24, 25 e 26).

A Feira é realizada desde 2011 pelo Laboratório Móvel de Divulgação Científica (LabMóvel) – programa de extensão da UFPR – e reúne pesquisas e experimentos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública de ensino do litoral.

O evento também vai contar com atividades especiais na quarta-feira, referentes ao Dia C da Ciência Brasileira. A data intensifica o processo de conscientização social para o papel da ciência na vida das pessoas. A proposta é realizar um dia de ação nacional mobilizadora.

Exposições no Centro Politécnico

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua no mês de novembro, no prédio da administração do Centro Politécnico.

O local vai ser palco de diversas exposições e atividades, que vão desde como se portar no trânsito até novas formas de explorar o universo da matemática.

A exposição acontece entre os dias 13 e 18 de novembro.