UFPR 102 ANOS: Aberta exposição de troféus dos atletas da universidade

Exposição pode ser conferida até o dia 23 de dezembro. Foto: Ana Assunção

Em clima de comemoração de vitórias, foi aberta nesta terça-feira (15) a Exposição de Troféus dos Atletas da UFPR, no Hall do Prédio de Administração do Centro Politécnico. A cerimônia foi iniciada com a entrega de certificados a todos os atletas da Universidade – integrantes das equipes de atletismo, basquetebol, esgrima, futsal, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Após a homenagem aos atletas, a diretora do Centro de Educação Física e Desportos, Ruth Cidade, falou em mais detalhes sobre a exposição que estava sendo aberta. Ela lembrou que essa é a segunda exposição de troféus, a primeira aconteceu em 1999. “Essa exposição é fruto do esforço, da dedicação e do empenho de técnicos e atletas ao longo de 2014. Nós a fizemos para que vocês se reconheçam em cada conquista”, disse Ruth, que destacou a importância do trabalho da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil com as equipes esportivas.

Estão em exibição cerca de 70 troféus, a maioria conquistada pelos atletas nos últimos dois anos. O destaque da mostra é um troféu de 1975, entregue pela Federação Paranaense de Desportos Universitários para a equipe de voleibol. Ruth Cidade explicou que esse é o troféu mais antigo que eles descobriram, mas que é possível que existam outros anteriores ainda desconhecidos.

Para incentivar ainda mais a prática de esportes, será construída uma pista de atletismo na UFPR. A construção começará no dia 5 de janeiro, anunciou o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri. “A Universidade Federal do Paraná, se não é a única, é uma das únicas que dão bolsas a atletas”, lembrou Mezzadri.

A exposição pode ser conferida até o dia 23 de dezembro. Foto: Ana Assunção

O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que essa gestão tem feito muitos esforços para que os estudantes tenham condições de fazer uma prática esportiva saudável e alcançar o sucesso. “Dias atrás eu estava vendo o relatório de obras da Universidade, e fiquei radiante quando vi as fotos das novas quadras esportivas, que estão quase prontas”, contou o reitor.

“Cada troféu desses é um estímulo para os jovens que querem entrar ou que acabam de ingressar na Universidade, que olham para eles querendo pertencer a esse time, ter no peito uma medalha com o nome da Universidade, e carregar nos braços um troféu conquistado com sua competência e garra”, disse o reitor.

O vice-reitor Rogério Mulinari contou aos presentes que a UFPR estabeleceu, na semana anterior, uma parceria com a Universidade de Tenri, no Japão, que é reconhecida por seu ensino de idiomas e também por sua área de esportes, em especial o judô – a Universidade tem uma coleção de medalhas olímpicas nesse esporte. “Tenho certeza que podemos partilhar o conhecimento com novos parceiros, para que possamos continuar avançando. O fundamental é que entendamos o esporte como integrante do processo de ensino e aprendizagem”, disse Mulinari.

Emocionada, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes, comentou que os troféus representam a importância de investir no esporte, que traz tantos benefícios aos universitários. “Está aí a mostra do que é o universitário que investe tanto em formação quanto no viver universitário, e com amor traz esses lindos troféus”, disse a Pró-Reitora.

A Exposição de Troféus dos Atletas da UFPR faz parte das atividades das comemorações do aniversário de 102 anos da Universidade, e estará aberta até o dia 23 de dezembro.

Veja mais fotos da cerimônia na galeria do Flickr da Assessoria de Comunicação Social: Link

Por Helen Mendes