Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Trote sem violência: UFPR reforça importância da ressignificação do acolhimento aos calouros

Superintendência de Comunicação Social     1 de fevereiro de 2019 - 8h00

Quando verificado o significado da palavra trote, o próprio dicionário indica “atitude, manifestação ou tentativa de ridicularização”, entre outros apontamentos. Mas a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificar a cultura de acolhimento de calouros por meio da campanha “Trote sem violência”. O intuito é inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos da instituição. “O preconceito fica de fora. A diversidade e o respeito são bem-vindos” é a mensagem deste ano.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César, enfatiza que a universidade é inclusiva e, por isso, o trote precisa ser ressignificado. “O trote [no Brasil] nasce e traz a ideia da violência para pertencimento a um determinado grupo com exclusividade. Mas o estudante já pertence à universidade e a recepção deve ser sem constrangimentos, violência e preconceito”, diz.

Criada em parceria pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Comunicação da UFPR, a campanha “Trote sem violência” será divulgada por meio de cartazes e faixas e pela internet – no portal e na página da UFPR no Facebook e por e-mail aos centros acadêmicos. O objetivo é conscientizar os alunos de que a recepção aos calouros é um ritual de integração com os veteranos, e deve ser um momento de alegria – mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada.

As denúncias podem ser feitas por email (alertatrote@ufpr.br), pelo telefone (41) 3888-7777 ou no site da PRAE. A pró-reitoria solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

Este é o terceiro ano de lançamento da campanha “Trote sem violência” na UFPR. Para a pró-reitora Maria Rita, a comunidade universitária não suporta violência e já assumiu que esta é uma campanha permanente. Ações de acolhimento e trotes solidários estão sendo organizados pelas coordenações de curso e centros acadêmicos e serão aprovadas pela PRAE.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR