UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Teste de proficiência será requisito para ingresso no IsF-Inglês

ingles-proficiencia-estudos-20120330
Foto: Thinkstock

O Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês (IsF-Inglês) modificou as regras para a inscrição nas ações de aprendizagem do idioma. A partir de maio só poderá se inscrever para os cursos presenciais e para o My English Online (MEO) quem realizar o teste TOEFL ITP, ofertado gratuitamente pelo IsF-Inglês.

O TOEFL ITP é um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa, mas também pode ser realizado apenas como teste de nivelamento por meio do IsF-Inglês. A pontuação no TOEFL ITP é sigilosa e só será divulgada ao próprio candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos.

Alunos do MEO
Para os alunos que já participam do MEO, a realização do TOEFL ITP é necessária para avaliação de seu nível e como forma de registro no sistema de testes do IsF. Estes alunos serão convidados a realizar o teste em março de 2015. O resultado não interferirá no nível em que o aluno está no MEO ou no avanço nos níveis do curso. O objetivo é indicar como o estudante está em termos de certificação nacional.

Novo acesso ao MEO
Os alunos que não deram continuidade ao curso e tiveram seu acesso ao MEO bloqueado poderão realizar o TOEFL ITP como forma de novo acesso ao curso e a outras ações do Programa IsF. Somente depois de publicado o resultado no Sistema IsF é que o aluno poderá retomar o acesso ao MEO. Os resultados também servirão apenas de indicação do conhecimento do aluno em termos de certificação.

Cursos presenciais
A partir da Oferta 4 (maio de 2015) a única forma de inscrição para as vagas em cursos presenciais de inglês será a realização do TOEFL ITP. O nivelamento do aluno nesses cursos será exclusivamente feito por essa avaliação. Por isso a importância da inscrição e realização do teste nos meses de março e abril de 2015. Todos os alunos de cursos presenciais ou que já finalizaram o curso devem realizar o TOEFL ITP como teste de nivelamento, ainda em março.

Inscrição
As inscrições são gratuitas, estão abertas e devem ser realizadas no Sistema IsF http://isfaluno.mec.gov.br/. O Programa IsF convida a todos para a realização do teste no mês de março de 2015. A data, local e horário da prova serão escolhidos pelo candidato no momento da inscrição, dentro das opções ofertadas pelo Centro Aplicador. O resultado do TOEFL ITP é válido por dois anos.

Podem se inscrever: candidatos que já tenham realizado o teste em outras edições, já que o exame pode ser feito uma vez por semestre; alunos de graduação, mestrado e doutorado, professores e técnicos administrativos de universidades e institutos federais parceiros do Programa, além dos alunos regulares do MEO, ativos e bloqueados. Acesse na página detalhes sobre os requisitos para participação.

No site também é possível acessar a página Documentos que contém um manual de como é realizado o TOEFL ITP, além de um Examinee Handbook, que é um simulado do teste.

A lista com todas as instituições pode ser acessada em: http://isf.mec.gov.br/ingles/images/2015/janeiro/UniversidadesCA2015.pdf

Texto por Núcleo Gestor – Comunicação IsF

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...