Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Tese sobre Sérgio Buarque de Holanda defendida no PPGHIs recebe menção honrosa no Prêmio Capes

Superintendência de Comunicação Social     5 de outubro de 2018 - 12h05

Uma tese defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) recebeu menção honora no Prêmio Capes de Tese 2018, cujos vencedores foram divulgados nesta segunda-feira (1), em Brasília, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho de Raphael Guilherme de Carvalho, orientado pelo professor Renato Lopes Leite, tematiza o lugar do historiador Sérgio Buarque de Holanda na historiografia brasileira.

Intitulada “Sérgio Buarque de Holanda, do mesmo ao outro: escrita de si e memória”, a tese tem como objeto a escrita de si do autor e a memória que se construiu em torno dele, em relação com a do país, nos anos 1970 e 1980. Autor de clássicos como “Raízes do Brasil” (1936) e “Do Império à República” (1972), o intelectual faleceu em 1981. A tese de 328 páginas pode ser lida e baixada neste link.

Trabalho científico revelou a visão de Sérgio Buarque de Holanda sobre sua obra, e a impressão que deixou. Foto: Agência Estado, 1967

Carvalho parte de duas hipóteses para analisar a obra de Holanda no período, que corresponde à etapa final da sua vida em que, mesmo já aposentado, manteve escritos sobre sua obra. Neles, mostrou, primeiro, uma certa “insatisfação” com o seu principal trabalho, “Raízes do Brasil”, que buscou recontextualizar; e uma necessidade de “autoafirmar sua identidade de historiador”.

Reconhecimentos

Em junho, outra tese do PPGHis recebeu menção honrosa, dessa vez pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO). O trabalho “Sensibilidades na cozinha: a transmissão das tradições alimentares entre descendentes de imigrantes poloneses no centro-sul do Paraná”, foi defendido em 2016 por Neli Maria Teleginski, orientada por Karina Kosicki Bellotti.

O trabalho está disponível para download aqui.

Por Heloisa Lima, sob orientação de Camille Bropp


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR