Ciência e Tecnologia

Tese sobre Sérgio Buarque de Holanda defendida no PPGHIs recebe menção honrosa no Prêmio Capes

Superintendência de Comunicação Social     5 de outubro de 2018 - 12h05

Uma tese defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) recebeu menção honora no Prêmio Capes de Tese 2018, cujos vencedores foram divulgados nesta segunda-feira (1), em Brasília, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho de Raphael Guilherme de Carvalho, orientado pelo professor Renato Lopes Leite, tematiza o lugar do historiador Sérgio Buarque de Holanda na historiografia brasileira.

Intitulada “Sérgio Buarque de Holanda, do mesmo ao outro: escrita de si e memória”, a tese tem como objeto a escrita de si do autor e a memória que se construiu em torno dele, em relação com a do país, nos anos 1970 e 1980. Autor de clássicos como “Raízes do Brasil” (1936) e “Do Império à República” (1972), o intelectual faleceu em 1981. A tese de 328 páginas pode ser lida e baixada neste link.

Trabalho científico revelou a visão de Sérgio Buarque de Holanda sobre sua obra, e a impressão que deixou. Foto: Agência Estado, 1967

Carvalho parte de duas hipóteses para analisar a obra de Holanda no período, que corresponde à etapa final da sua vida em que, mesmo já aposentado, manteve escritos sobre sua obra. Neles, mostrou, primeiro, uma certa “insatisfação” com o seu principal trabalho, “Raízes do Brasil”, que buscou recontextualizar; e uma necessidade de “autoafirmar sua identidade de historiador”.

Reconhecimentos

Em junho, outra tese do PPGHis recebeu menção honrosa, dessa vez pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO). O trabalho “Sensibilidades na cozinha: a transmissão das tradições alimentares entre descendentes de imigrantes poloneses no centro-sul do Paraná”, foi defendido em 2016 por Neli Maria Teleginski, orientada por Karina Kosicki Bellotti.

O trabalho está disponível para download aqui.

Por Heloisa Lima, sob orientação de Camille Bropp