Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese de doutorado da UFPR é premiada no Congresso Brasileiro de Enfermagem

Uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR recebeu o Prêmio Maria Cecília Puntel de Almeida durante o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que aconteceu em Curitiba, paralelamente ao 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e ao 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem.

Intitulado “Violência contra mulheres: análise de um programa e uma rede local de atenção”, o trabalho é de autoria de Terezinha Maria Mafioletti, sob orientação da professora Aida Maris Peres e coorientação da professora Maria Otília Zangão.

Terezinha Maria Mafioletti analisou um programa e uma rede de apoio a mulheres vitimas de violência na região de Curitiba. Foto: acervo pessoal

A tese foi premiada na categoria de resultado de tese de doutorado cujo objeto de pesquisa está vinculado à Atenção Primária à Saude/Atenção Básica à Saúde. As autoras receberam um diploma de honra ao mérito, uma placa e um livro.

O estudo consiste na análise de um programa e uma rede de atenção a mulheres de Curitiba e região metropolitana, acima de 18 anos, que sofrem violência doméstica e sexual. A rede e o programa foram implantados em 2002 e permanecem em funcionamento.

A pesquisa avaliativa, com abordagem quali-quantitativa, tem como referencial metodológico a Triangulação de Métodos, estratégia de investigação que integra a análise das estruturas, dos processos e dos resultados. O referencial metodológico permitiu o diálogo entre as diferentes etapas e fontes de pesquisa.

Foram analisados os dados de notificação referentes a violência contra mulheres do período de 2002 a 2015, por meio de estatísticas simples; análise documental de 149 fontes do período de 1997-2014 por meio de análise de conteúdo; e de informantes chave com entrevista de 49 agentes que fizeram e ainda fazem parte da rede e do programa.

A pesquisa concluiu que experiência intersetorial e interinstitucional do programa “mostrou-se exitosa, referência de política pública nacional e local, contando com enfermeiras para promover articulação de estratégias gerais de enfrentamento à violência contra mulheres, no acolhimento e assistência às mulheres em risco para a violência de gênero”.

De acordo com as autoras, o estudo contribuiu para refletir acerca das múltiplas possibilidades de articulação utilizadas para o enfrentamento da violência contra mulheres. “Acredita-se que esse estudo seja um importante instrumento para o campo da enfermagem, categoria majoritariamente feminina que atua diretamente na atenção básica, porta de entrada das mulheres que sofrem violências de gênero”, afirmam nas considerações finais do trabalho.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...