Extensão e Cultura

Termo de Cooperação entre UFPR e Rede Mayombe amplia internacionalização da extensão

Superintendência de Comunicação Social     11 de dezembro de 2018 - 8h41

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, assinou Termo de Cooperação Técnica com a Rede Mayombe, de Angola. Entre os objetivos do termo estão: mobilidade de acadêmicos, técnicos e docentes vinculados a atividades de extensão; realização de cursos, palestras, seminários e visitas técnicas relacionados ao tema economia solidária; desenvolvimento territorial; turismo de base comunitária; e gestão ambiental.

Fórum de concentração social das organizações de defesa do meio ambiente, a Rede Mayombe tem como objetivo social a preservação e a conservação do meio ambiente; a promoção e a dinamização das suas filiadas no apoio técnico-científico; e a mobilização de financiamento para programas e projetos. Atualmente, 43 organizações são filiadas à Rede, que é sediada em Luanda, Angola.

A parceria é iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e deve, segundo o pró-reitor Leandro Flanklin Gorsdorf, contribuir para a internacionalização da extensão com parcerias que proporcionarão troca de experiências e capacitações por meio de atividades extensionais.

De acordo com o técnico administrativo da ITCP Sandro Miguel Mendes, para 2019 já estão programados a primeira Conferência Socioambiental e Economia Solidária em Luanda e um curso de extensão voltado para servidores angolanos no Brasil que será realizado na UFPR.