A Universidade Federal do Paraná lançou nesta segunda-feira (12) uma campanha de redução de gastos de custeio, estimulando a comunidade acadêmica a diminuir o consumo de itens como papel, água, telefone e energia elétrica. A iniciativa corresponde à terceira fase de campanha Valoriza UFPR, que a Superintendência de Comunicação (Sucom) da Universidade vem desenvolvendo desde o início do ano.
A nova fase da campanha tem como mote “Simples atitudes transformam nosso dia a dia. Mude agora. Transforme sempre”. Ela começou com o envio de um comunicado para as pró-reitorias, diretorias de setores, coordenações de cursos, superintendências e empresas juniores da UFPR, informando os objetivos da campanha e solicitando a participação numa consulta via internet. A consulta visa mapear iniciativas já adotadas ou planejadas para promover a economia e a gestão consciente dos recursos públicos.
A campanha inclui ainda divulgação no Facebook e um hot site que, entre outros conteúdos, inclui dicas de economia.
“A campanha Valoriza UFPR tem mostrado o imenso respeito que cerca a nossa universidade, ao longo de gerações. Esta nova fase visa catalisar isso em torno de um esforço coletivo de economia, que é ainda mais necessário no momento de crise e cortes de recursos que vivemos”, diz a superintendente de Comunicação da UFPR, professora Luciana Panke.
A campanha
A Campanha Valoriza UFPR foi lançada em março, com uma série de iniciativas voltadas à valorização da história da universidade e das pessoas que a constroem a cada dia. Com o slogan “Nossa história é todo dia”, a campanha foi levada para todos os espaços da universidade, física e virtualmente.
Na segunda fase, a campanha incentivou o envio de relatos de pessoas cujas vidas foram de alguma forma tocadas pela UFPR. A Sucom recebeu dezenas de depoimentos, de professores, servidores, alunos e ex-integrantes da comunidade acadêmica, contando como a UFPR mudou suas vidas.
Clique para acessar o site da campanha.