Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tecnologia e sustentabilidade no lançamento do primeiro veículo movido a energia elétrica da equipe Eco Octano

Menos poluição. Essa é a proposta do projeto de extensão Eco Octano, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), num cenário em que 7 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da contaminação do ar em ambientes externos e fechados, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, o lançamento do primeiro veículo movido a energia elétrica da equipe Eco Octano mostrou possibilidades de aliar tecnologia e sustentabilidade. O evento ocorreu nessa quinta-feira (27) no Grande Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) e reuniu professores, alunos, familiares e patrocinadores do projeto.

Sem emissão de poluentes, a expectativa é de que o protótipo alcance 150 quilômetros por quilowatt-hora. O modelo veicular experimental foi desenvolvido para a competição Shell Eco-Marathon, que reunirá jovens universitários de todo o país que projetam, constroem e pilotam veículos eficientes em termos de energia. Neste ano o evento será no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de outubro.

O primeiro veículo movido a energia elétrica foi desenvolvido por 30 estudantes do projeto de extensão Eco Octano, coordenado pelo professor Christian Strobel. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR
O primeiro veículo movido a energia elétrica foi desenvolvido por 30 estudantes do projeto de extensão Eco Octano, coordenado pelo professor Christian Strobel. Fotos: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Pela primeira vez, a equipe Eco Octano apresenta dois protótipos: o elétrico e o tradicional veículo a gasolina. A expectativa é dobrar a marca alcançada no ano passado com o carro movido a combustão, que percorreu 104,5 quilômetros por litro na Shell Eco-Marathon. O peso da estrutura do protótipo foi reduzido de 15 para 6,7 quilos, deixando-o mais leve e resistente; o design foi melhorado para tornar o carro aerodinâmico, com geometria que ajuda na passagem do ar; e um controlador para o motor foi integrado ao modelo.

O professor do curso de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do projeto Eco Octano, Christian Strobel, apontou que mesmo a bateria tendo componentes químicos, o nível de poluição de um carro elétrico é extremamento baixo. “E já que o veículo movido a combustão se mantém, a proposta é que queime menos combustível, poluindo menos e percorrendo a mesma distância”.

Os protótipos foram projetados por 30 estudantes da UFPR dos cursos de engenharias Mecânica, Elétrica, de Produção, Química e Ambiental, em diferentes áreas técnicas, como direção, freios, estrutura e carenagem e eletroeletrônica. O processo começou em janeiro deste ano com reuniões de planejamento e estratégia, passou pelo projeto e fabricação até setembro.

Modelo mais próximo da realidade

Há algum tempo o carro elétrico era quase uma fantasia, mas há cerca de três anos grandes montadoras passaram a ter o modelo em sua frota, como pontuou o professor do curso de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do projeto Eco Octano, Christian Strobel. “Aos poucos essa realidade está começando a ganhar forma socialmente”, disse.

Para ele, a tecnologia desenvolvida na universidade traz à tona a capacidade que existe para gerir combustível. “Estamos formando futuros engenheiros que ingressarão no mercado de trabalho sabendo trabalhar com essa tecnologia. E não apenas com conhecimentos técnicos, mas com o aprendizado de trabalhar em equipe e de resolver problemas”, enfatizou.

Estudante de Engenharia Mecânica e gestor do projeto Eco Octano, Guilherme Henrique Picussa Micaloski afirmou que várias áreas e disciplinas da engenharia são trabalhadas durante o desenvolvimento dos protótipos. “Sempre vi nesses projetos a oportunidade de aprender na prática o que conheci na teoria, de uma maneira muito ampla. Essa experiência nos coloca na frente de outros profissionais no mercado de trabalho”, disse.

Saiba mais sobre a equipe Eco Octano e a participação em competições anteriores.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do lançamento do primeiro veículo movido a energia elétrica do projeto de extensão Eco Octano, da UFPR.

Por Chirlei Kohls
Parceria Sucom e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...