Extensão e Cultura

Técnico ambiental da UFPR vistoria a obra no Rio Paraná

Sonia Loyola     16 de janeiro de 2014 - 9h45

O técnico em supervisão ambiental da UFPR Marcos Almeida Leite, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) está supervisionando diariamente o canteiro de obras e a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262/MS, entre os municípios de Castilho/SP e Três Lagoas/MS. A supervisão vem de encontro a uma das ações exigidas pelo Ibama relativa à minimização dos impactos ambientais relacionados ao meio ambiente.

Entre as atividades realizadas no local da obra estão a supervisão dos coletores de resíduos; uso dos equipamentos de segurança pelos trabalhadores e sinalização adequada. Durante a supervisão também são monitoradas as áreas do canteiro de obras como os banheiros próximos aos locais de trabalho, além da verificação do andamento da obra.

G-Pontes – A ação integra o Projeto G-Pontes: uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). A finalidade do projeto é exercer a Gestão Ambiental das obras de implantação de pontes em rodovias federais com a intenção de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente, o ITTI supervisiona a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

ITTI – O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do instituto também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.