Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sisu abre chance para 1977 vagas na UFPR a partir desta segunda (19)

Os candidatos que ainda querem tentar uma vaga para ingressar na UFPR  em 2015 têm uma nova chance a partir desta segunda-feira (19).  A Universidade disponibilizou 1977 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições ficam abertas – em âmbito nacional – até as 23h59 do dia 22 de janeiro e podem ser feitas pelo site www.sisu.mec.gov.br .

Neste ano, o Sistema conta com 20% a mais de vagas pela UFPR. O curso de Medicina, por exemplo, um dos mais concorridos da Instituição, poderá ter 57 candidatos aprovados pelo Sisu. Para participar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, sem zerar a redação, podendo se inscrever para até duas opções diferentes. A distribuição das vagas nos cursos da UFPR e demais informações podem ser conferidas no edital e no site www.nc.ufpr.br.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro, no site do Sisu. Na UFPR, as matrículas dos aprovados pelo Sistema deverão ser realizadas dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em horário e local determinados conforme  o curso (informação também disponível no edital).

Passo-a-passo

1. LOGIN
Quando o site do Sisu estiver liberado para os candidatos, o estudante precisará ter em mãos o número de inscrição e da senha no Enem 2014. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los pelo www.enem.inep.gov.br. O Sisu recupera automaticamente as notas do candidato. Após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. As inscrições devem ser feitas uma de cada vez.

Print por www.ebc.com.br – janeiro/2014

2. ESCOLHA
Ao iniciar a inscrição da primeira opção, é possível localizar o curso desejado pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município. O sistema oferece uma busca em que é possível selecionar os cursos por área, graus e turnos, além de oferecer para consulta a lista completa de instituições e seus cursos.

Print por www.ebc.com.br – janeiro/2014

Ao clicar no curso desejado, o estudante tem acesso à quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas. O sistema calcula a nota do candidato de acordo com os pesos e o estudante já pode saber qual sua pontuação caso queira tentar aquele curso. Em seguida, é a vez de escolher a modalidade de vagas na qual se inscreverá.

Print por www.ebc.com.br – janeiro/2014

3. CONFIRMAÇÃO
Depois do curso escolhido, uma tela de confirmação é mostrada ao candidato, com informações também sobre a universidade e a modalidade que foram selecionadas. Logo abaixo, o estudante tem acesso às informações sobre a documentação que será necessária para a matrícula na instituição, caso ele fique posicionado entre as vagas disponíveis. Lembrando que, na UFPR, as datas para registro acadêmico dos aprovados pelo Sisu serão dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro. Confira no edital.

Print por www.ebc.com.br – janeiro/2014

Caso tenha uma outra opção de curso e instituição, o candidato já pode realizar sua segunda inscrição em seguida.

Print por www.ebc.com.br – janeiro/2014

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...