Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SiSU 2019: divulgada convocação de cotistas para bancas; cerca de 270 devem se apresentar conforme agendamento

Foi divulgado nesta quarta-feira (30) o edital de convocação para cerca de 270 aprovados nas vagas reservadas pela UFPR a pessoas negras e/ou com deficiência pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2019). A chamada traz dia, hora e local em que o selecionado deve se apresentar para as bancas de validação da autodeclaração.

As bancas ocorrerão amanhã (31) e sexta (1/2) em Curitiba (no Prédio Central da UFPR, na Praça Santos Andrade); Jandaia do Sul (na Secretaria Acadêmica do Campus, na R. Dr. João Maximiano, nº 426); Matinhos (na Unidade de Gestão Acadêmica, localizada na R. Jaguariaíva, nº 512 – Caiobá); e Palotina (na Secretaria do Campus, situada na R. Pioneiro, nº 2.153).

A relação dos convocados está publicada no link do SiSU 2019 no site do NC. O endosso da banca é obrigatório para que o aprovado possa fazer o Registro Acadêmico (primeira etapa da matrícula).

Atenção: candidatos que já tenham comparecido diante de banca de validação em processos seletivos da universidade (vestibular ou SiSU) não precisam se apresentar. Assim, para essas pessoas, valem os juízos emitidos pelas bancas nessas ocasiões.

Presença

Fora esses, todos os candidatos inscritos nas modalidades de concorrência citadas e que forem convocados na chamada geral (aprovação dentro das vagas) ou nas chamadas complementares (chamadas públicas nominais) deverão se apresentar às bancas.

Segundo o edital do SiSU 2019 na UFPR, os convocados que não comparecerem ou tiverem a autodeclaração invalidada terão a vaga direcionada para a próxima chamada complementar, dentro da mesma lista de concorrência.

O procedimento das bancas está descrito no Guia do Candidato do SiSU 2019 e na Resolução n.º 20/17 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR.

Além de respeitarem o dia, a hora e o local do edital, os concorrentes precisam trazer documento de identificação com foto e assinar a lista de presença.

Os candidatos que tiverem suas autodeclarações validadas farão o Registro Acadêmico imediatamente após a banca.

Reservas

No SiSU 2019 a UFPR reservou 749 vagas para as políticas afirmativas previstas na Lei n.º 12.711/12, de um total de 1.462 vagas.

De acordo com a norma federal, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) precisam destinar metade das vagas dos processos seletivos para estudantes de escolas públicas.

É dentro dessa grande faixa de concorrência que ocorrem as reservas para estudantes de baixa renda, negros, pessoas com deficiência e indígenas. No total, o SiSU 2019 na UFPR oferece oito listas de concorrência além da ampla concorrência.

Registro Acadêmico

O calendário para o Registro Acadêmico dos aprovados foi divulgado no último dia 10 (veja neste link).

A orientação é que os futuros calouros leiam o Guia do Candidato SiSU 2019 e o edital do processo seletivo para entender como funciona o procedimento.

Somente se continuarem com dúvidas devem buscar contato pelo e-mail registroacademico@ufpr.br.

Confira a lista de aprovados pelo SiSU 2019 na UFPR neste link.

Saiba mais sobre o SiSU 2019 aqui.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...