Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

SiSU 2018: veja os pesos que opções de curso da UFPR dão às provas do Enem; inscrições começam nesta terça (23)

Camille Bropp     22 de janeiro de 2018 - 17h19

Candidatos que pretendem tentar o ingresso em graduações da UFPR por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 precisam ficar atentos: nem sempre a média simples do exame será a considerada na seleção. Isso porque algumas opções de curso da UFPR designaram pesos diferentes para cada uma das quatro provas do Enem e para a Redação. As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam à meia-noite desta terça (23) no site específico do Ministério da Educação (MEC) e terminam às 23h59 de sexta (26).

A tabela que mostra essa diferença de pesos está disponível no Termo de Adesão, documento pelo qual as universidades detalham ao MEC as condições pelas quais participarão do SiSU. O termo de adesão da UFPR ao SiSU 2018 pode ser consultado aqui. A tabela que traz os pesos das provas para cada opção de curso ocupa as primeiras 42 páginas.

No caso da UFPR, os pesos de cada prova (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e da Redação variam de 1 a 5.

Um exemplo: no curso de Ciências Sociais, a Redação e a prova de Linguagens têm peso 2, enquanto a de Ciências Humanas tem peso 4 e a de Ciências da Natureza e de Matemática têm peso 1. Em Engenharia Civil, a prova de Matemática tem peso 5, enquanto a de Ciências da Natureza e a Redação têm peso 2. Já em Medicina, a Redação e a prova de Ciências da Natureza têm peso maior (2) do que as restantes.

Variações

Os pesos mudam de universidade para universidade, mesmo em cursos da mesma área. Dentro da mesma universidade também pode ocorrer variação, de acordo com o tipo de curso (licenciatura, bacharelado ou tecnologia) ou conforme o campus.

Um exemplo disso na UFPR é a diferença de pesos entre o curso de licenciatura em Educação Física (em que Redação e prova de Ciências Humanas têm peso 3) e o bacharelado (em que é a nota da prova de Ciências da Natureza, além da Redação, que tem peso 3).

Porém nem todas as opções de curso da UFPR definiram pesos diferentes para as provas do Enem. Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Secretariado, Física e Engenharia Elétrica são exemplos de cursos que mantiveram o peso 1 para todas as provas.

Cálculo

Dependendo da escolha de curso do candidato, o SiSU calcula a nova média de forma automática, segundo o detalhamento das universidades.

Uma forma simples de calcular a média com pesos diferentes é:

1) multiplicar as notas das provas que têm peso maior do que 1 pelo peso a elas conferido;
2) somar os resultados dessas multiplicações com as notas que têm peso 1 (ou somar apenas as multiplicações, caso nenhuma tenha peso 1);
3) dividir o total do cálculo acima pela quantidade de pesos considerados (Ex.: se a Redação tem peso 3 e, as quatro notas restantes, peso 1, divide-se por 7).

Durante o prazo de inscrições, à medida que os candidatos se inscrevem, o SiSU permite conferir a nota de corte parcial de cada opção de curso em cada universidade. Assim, os estudantes podem monitorar suas classificações parciais e mudar a opção de curso, se julgarem necessário, dentro do prazo de inscrições.

Inscrições

Com a antecipação do período de inscrições, a UFPR divulgou na última sexta um novo calendário para a seleção pelo SiSU.

O resultado da Chamada Regular poderá ser consultado a partir de 29 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. O prazo para que candidato manifeste interesse em permanecer na lista de espera também foi alterado e será entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro. As bancas de validação da autodeclaração, no caso dos cotistas, ocorrerão nos dias 6 e 7 de fevereiro.

É possível acompanhar os novos editais no página do SiSU 2018 no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR).

A UFPR reservou 1.447 vagas para o SiSU 2018, em 109 cursos (de um total de 119), em quatro cidades (Curitiba, Palotina, Matinhos e Jandaia do Sul). Das vagas, 706 serão distribuídas entre candidatos da ampla concorrência e, 741, pelas políticas de cotas. As vagas disponíveis podem ser consultadas aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR