UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SiSU 2018: último dia para aderir à lista de espera é esta quarta (7/2); matrículas começam nos campi avançados

Encerra-se às 23h59 desta quarta-feira (7) o prazo para que candidatos que ficaram fora das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018 escolham permanecer na lista de espera para as chamadas nominais públicas. A manifestação do estudante é obrigatória para garantir participação e vale apenas para a primeira opção de curso.

A opção deve ser feita no próprio sistema do Ministério da Educação (MEC). O acesso é feito pelo número de inscrição e pela senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato tem de acessar o seu boletim (há um ícone específico chamada “ver meu boletim” na home do site) e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. É preciso aguardar que o sistema emita uma mensagem de confirmação.

Segundo o MEC, quem pode escolher ficar na lista de espera são os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na Chamada Regular (dentro das vagas) e os selecionados na segunda opção. Neste último caso, não importa se o candidato chegou a ter efetuado a matrícula.

Como acompanhar

Para monitorar a lista de espera, o candidato precisa ficar atento aos editais lançados pela instituição de ensino que escolheu. Os editais da UFPR serão publicados na página específica do SiSU 2018 no site do Núcleo de Concursos (NC-UFPR).

A Universidade já divulgou as possíveis datas de lançamento dos editais de convocação para as três chamadas públicas nominais previstas para o SiSU 2018: 27 de fevereiro, 15 de março e 8 de agosto.

Em cada chamada complementar (como também são conhecidas as chamadas públicas nominais) da UFPR, é convocada uma quantidade de candidatos da lista de espera equivalente ao triplo das vagas remanescentes em cada opção de curso. Portanto, a convocação não assegura direito a vaga.

Assim que convocados, os candidatos devem se certificar do período para Registro Acadêmico referente a cada chamada. Para a 2.ª Chamada Pública, a expectativa é que o Registro Acadêmico ocorra entre 5 e 7 de março.

Para conseguir a vaga, o candidato deve contar com uma vaga remanescente e ter em mãos toda a documentação necessária no dia, hora e local estipulado para o seu Registro Acadêmico. Quanto ao horário divulgado, trata-se do horário-limite (em que as portas serão fechadas). Sendo assim, o candidato deve comparecer pelo menos 20 minutos antes desse horário.

As regras das chamadas complementares estão definidas no item 7 do edital do SiSU 2018 divulgado pela UFPR em 4 de janeiro.

Matrículas da Chamada Geral

Nesta quarta-feira também ocorre o Registro Acadêmico dos aprovados na Chamada Geral do SiSU 2018 da UFPR em quatro campi: Curitiba, Palotina, Matinhos e Jandaia do Sul.

As bancas de validação de autodeclarações ocorrem simultaneamente ao Registro Acadêmico, nos horários pré-determinados para cada candidato (consulte aqui).

Em Curitiba, é o segundo e último dia de matrículas. O Registro Acadêmico começou às 9 horas e terminará às 16h50, mas os candidatos devem respeitar o horário especificado para cada curso. As matrículas para aprovados no Campus de Pontal do Paraná também estão ocorrendo em Curitiba.

Em Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul, o Registro Acadêmico ocorrerá apenas nesta quarta. Em Matinhos, será na na Unidade de Gestão Acadêmica (R. Jaguariaíva, 512), das 10 às 16 horas; em Palotina, na Secretaria do Campus (R. Pioneiro, 2.153), das 8h30 às 16 horas; e em Jandaia do Sul, na Secretaria Acadêmica do Campus (R. Dr. João Maximiano, 426), das 9 às 16 horas.

Também nos campi avançados o Registro Acadêmico teve horários pré-definidos para cada opção de curso. Os horários podem ser consultados nas páginas 7 a 9 do edital do SiSU 2018.

SiSU 2018

Na UFPR, o SiSU é usado uma vez por ano para o preenchimento de 20% das vagas de graduação. Neste ano, isso correspondeu a 1.447 vagas de graduação. Saiba aqui a distribuição delas.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...