+ UFPR

Setor Palotina recebe projeto desenvolvido por Empresa Júnior da UFPR para reforma de prédio

Aline Fernandes França     10 de agosto de 2018 - 16h49

A empresa júnior Alcance Engenharia entregou, nesta semana, o projeto de reforma das fundações de um dos prédios do Setor Palotina. A vice-diretora do Setor, professora Yara Moretto, recebeu o projeto desenvolvido pela empresa do curso de Engenharia Civil da UFPR.

A Alcance Engenharia foi contratada no mês de maio para projetar a reforma estrutural do edifício, que chegou a abrigar um seminário, e pertence à universidade desde 2009. A Superintendência de Infraestrutura da UFPR (Suinfra) planejava uma reforma no espaço em 2017, quando identificou problemas estruturais.

“O prédio do seminário está praticamente desativado, aguardando a reforma. É um espaço que nos faz falta, pois abrigava além de laboratórios, salas de aulas e gabinetes, biblioteca e almoxarifado”, explicou a vice-diretora Yara.

O projeto de reforma da fundação – estruturas que transmitem as cargas do edifício para o solo – foi elaborado por estudantes membros da empresa, sob supervisão do docente Mauro Lacerda. Agora, o material será anexado ao projeto da Suinfra para dar andamento à licitação de reforma do prédio.

Segundo Yara Moretto, o Setor Palotina aguardava com ansiedade a finalização do projeto. “Esperamos que após essa etapa, que permitirá a licitação, as obras se iniciem o quanto antes”.

“O projeto da empresa júnior atingiu o objetivo e foi entregue dentro do prazo. Ele atende ao problema do prédio e além disso otimiza recursos”, explicou o superintendente de Infraestrutura, professor Sérgio Braga.

Estudantes da empresa júnior entregam projeto à direção do Setor Palotina.

Empresa Júnior Alcance Engenharia

A empresa júnior Alcance Engenharia é formada por 31 estudantes do curso de Engenharia Civil da UFPR, que procuram desenvolver habilidades técnicas pela vivência empresarial.

Os futuros profissionais recebem orientação dos docentes de cada área para realização dos projetos.