Ciência e Tecnologia

Setor Palotina participará de feira internacional de inovação tecnológica

Superintendência de Comunicação Social     16 de maio de 2018 - 15h05

O Setor Palotina da UFPR estará presente, a partir desta quinta-feira (17), no maior evento de inovação tecnológica da região Oeste do Paraná – a InnovaCities. A programação está na 10ª edição e acontece no município de Cascavel.

A participação do Setor Palotina surge como oportunidade de divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de troca de experiência entre diferentes instituições.

A feira internacional dissemina a cultura da inovação com mostras nas áreas de tecnologia, automação, robótica, ambiental, rural, economia criativa e empreendedorismo.

A Universidade Federal do Paraná participa do evento por meio da Agência de Inovação, representada em Palotina pelo professor Alessandro Sato. Durante a programação, o Setor Palotina ocupará um estande e fará a divulgação de diversos projetos (confira a lista completa abaixo).

Um dos palestrantes será o docente da UFPR, Jéfer Benedett Dörr, que abordará a temática das redes sociais em nuvem, voltadas para objetos educacionais.

Paralelamente ao InnovaCities, estão previstas atividades interativas para o público em geral. A feira também tem como objetivo divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de “aprendizagem mão na massa” em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

A abertura do evento acontece no dia 17 de maio, às 19h. A entrada é franca e a feira segue até domingo (20).

Projetos do Setor Palotina em exposição na 10ª InnovaCities:

· Armazenamento de biometano/biogás na forma adsorvida a baixa pressão – coordenação do Prof. Helton José Alves

· Elemento filtrante sustentável para a remoção de poluentes – coordenação do Prof. Helton José Alves

· Bicho d´água: conhecer para preservar – Prof. Yara Moretto; Andréia Isaac

· Palotina recicla o orgânico! – Prof. Valéria Ghisloti Iared; Yara Moretto

· Reconhecimento de padrões com visão computacional – OpenCv e deeplearning no reconhecimento de padrões – Prof. Jéfer Benedett Dörr

· Robô para interface tangível de ensino de matemática para crianças – Prof. Jéfer Benedett Dörr

· Desenvolvimento de um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação com Hardware Livre – Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto

· A batata-doce como matéria prima para a producão de bioetanol – Profs. Aline Marchese, Alessandro Jefferson Sato, Fabiano Bisinella Scheufele

*Com informações de Rodrigo Sequinel, da Agência de Inovação no Setor Palotina.