UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina ganha novo terreno com 250 mil m²

Além de novos prédios e terrenos já doados, Setor Palotina contará também com área para fazenda experimental - FOTO: Marcos Solivan

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a doação de mais um terreno da Prefeitura do município, no oeste do Paraná. Na área, será construída uma Fazenda Experimental.

Com 250 mil metros quadrados, o local beneficiará os cursos de graduação tanto para pesquisas quanto para convênios entre a Universidade e empresas. Para o diretor do Setor, Elizandro Pires Frigo, a expectativa é que este novo complexo traga mais tecnologia e desenvolvimento. “Assim daremos um retorno a esta comunidade extremamente agrícola. Nós tínhamos várias parcerias que necessitavam de uma área de campo, e que não poderiam ser desenvolvidas aqui dentro do Setor. Agora será diferente”, acredita o diretor.

A fazenda será construída em local estratégico, ao lado do Colégio Agrícola e de uma empresa de pesquisas em agronegócios. “Ali é uma área estratégica, que tem recebido investimento do Governo do Estado. Para o munícipio é importante esta doação, pois significa mais educação para nossa região e ficamos muito felizes em fazer parte disso”, afirma o prefeito, Jucenir Stenzler.

Para o aluno de Agronomia, Henrique Plácido, o novo espaço só vem a somar com a área de pesquisas da Universidade. “A gente tem aquela boa formação teórica, mas a prática é de suma importância. Meu curso, por exemplo, tem uma parceria com produtores para não deixar de fazer a parte experimental; agora, com a fazenda, poderemos potencializar muito a pesquisa”, diz o estudante.

Além da área doada para a fazenda experimental, somente em 2014, foram doados mais dois outros locais. Um voltado à construção de moradia estudantil e outro para uma incubadora tecnológica. “Nosso Setor tem a felicidade de estar em um município que investe em educação e, mais, faz parte de uma Universidade que acredita na educação no interior do Paraná”, confia o diretor Frigo.

Por Alexandra Fernandes

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...