UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Litoral promove o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Revista
Primeira edição da publicação produzida pelo PPGDTS será lançada durante o evento. IMAGEM: Reprodução

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da UFPR realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, localizado no município de Matinhos (PR). O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

O I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável será composto por conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em Grupos de Trabalho (GT) e de resumos por meio de exposição de pôsteres. A organização do evento convida a comunidade acadêmica para apresentar trabalhos que tenham interface com as temáticas fundantes do PPGDTS: a) Socioeconomia e Saberes Locais; b) Redes Sociais e Políticas Públicas; c) Ecologia e Biodiversidade.

Entre os destaques na programação está a participação do professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUC-PR) e membro da Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES; do professor Fernando Ferreira Carneiro (UnB), que falará sobre “Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente”; e dos professores Antonio Carlos Diegues (USP), Sérgio Azevedo Fonseca (UNESP) e Eric Pierre Sabourin (UNB), que debaterão o tema “Desenvolvimento territorial sustentável: um diálogo interdisciplinar”.

Ainda no mesmo evento serão lançados os livros: Violência, gênero e diversidade: desafios para a saúde e o desenvolvimento, organizado por Clóvis Wanzinack e Marcos Signorelli; Diversidade, inclusão e saúde: perspectivas interdisciplinares de ação, organizado por Marcos Signorelli e Tainá Ribas Mélo; Educação & diversidade: a questão de gênero e suas múltiplas expressões, organizado por Nadia Covolan e Daniel Canavese; e Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil, organizado por Ana Elisa de Castro Freitas.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) também lançará no evento a primeira edição da Revista Guajú – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Confira aqui mais informações e programação completa.

Texto por Aline Gonçalves/Setor Litoral

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...