Homenagem aos aposentados e ex-diretores na comemoração dos 39 anos do Setor de Educação. Foto: Leonardo Bettinelli
O Setor de Educação da UFPR comemorou na noite de quarta-feira, dia 19, seus 39 anos de fundação, numa solenidade realizada na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I. Com presença maciça de alunos, professores, técnicos administrativos e ex-dirigentes, a festa foi marcada por homenagens feitas a ex-diretores do setor, professores e técnicos aposentados. O evento integrou as comemorações mensais do centenário da UFPR, que será completado em 19 de dezembro deste ano, e contou com as presenças do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Mulinari, presidente da Comissão dos 100 anos da UFPR.
O presidente da comissão que organiza a comemoração dos 40 anos do Setor, professor Carlos Vieira, destacou a importância de resgatar a memória e a identidade do Setor. A atual diretora do setor, professora Andréa Caldas, acrescentou que não apenas os documentos, placas e fotos devem ser preservados, mas também a memória afetiva do setor, a convivência com as pessoas que fizeram parte de sua história. Neste sentido, o ex-diretor e professor aposentado José Alberto Pedra se manifestou, afirmando que os docentes não são inativos, mas sim, uma reserva intelectual que tem muito a contribuir com a instituição. “O Setor de Educação é o que é porque foi preparado no passado, e o futuro está sendo preparado hoje”, observou.
Foram homenageados os ex-diretores Zélia Milléo Pavão; Rejane Medeiros Cervi; José Alberto Pedra; Archimedes Peres Maranhão; Maria Lucia Accioly Teixeira Pinto; Suely Carta Cardoso; Ettiène Cordeiro Guérios. Além disso, todos os servidores aposentados presentes receberam flores e a presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia ganhou também uma homenagem, representando os estudantes e a nova geração do setor.
Homenagem aos aposentados e ex-diretores na comemoração dos 39 anos do Setor de Educação. Foto: Leonardo Bettinelli
Após a solenidade, foi realizado o lançamento de três livros de professores da UFPR. “Xadrez e educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico”, organizado pelo professor Wilson da Silva; “Sentidos e sensibilidades: sua educação na história”, do professor Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, e “Memória da Bioquímica no Paraná: a criação de uma escola de pesquisa”, organizado por Myryan Regina del Vecchio de Lima.
Revolta de estudantes reverteu decisão de cobrar taxas para se fazer cursos da UFPR. Documentário produzido pela UFPR […]
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]