+ UFPR

Setor de Ciências Humanas lança concurso de ensaios para celebrar seus 80 anos

Superintendência de Comunicação Social     1 de março de 2017 - 16h05

Marcella Guimarães: “É uma oportunidade de mergulhar nas transformações por que passou o setor”. Imagem: Marcos Solivan.

No dia em que completou 79 anos, o Setor de Ciências Humanas da UFPR deu início às comemorações dos 80 anos, com o lançamento de um concurso de ensaios literários. Neste dia 26 de fevereiro entrou no ar o endereço eletrônico com o regulamento e com o formulário de inscrição para o concurso: sch80anos@ufpr.br. Os ensaios devem tratar da história e da evolução do Setor de Humanas, por onde passaram muitos professores e escritores conceituados como Cristóvão Tezza, Paulo Venturelli e dois ex-reitores, Carlos Alberto Faraco e Carlos Antunes (falecido em 2013).

Segundo a professora Marcella Lopes Guimarães, que coordena as comemorações dos 80 anos, as mudanças históricas do Setor de Ciências Humanas mostram a necessidade de reflexões sobre o seu papel como unidade integradora de ciência, pesquisa e extensão na UFPR, voltada às Humanidades. “É uma oportunidade de mergulhar nas transformações por que  passou o setor, consultando teses, dissertações e livros, além de  pensar sobre o papel dos cursos de humanas na atualidade, como área importante na promoção dos valores democráticos”. Marcella acrescenta ainda que é um convite para que estudantes, professores, profissionais da Humanas possam mergulhar nos arquivos e descobrirem o desenvolvimento do Setor da UFPR.

As inscrições para o concurso prosseguem até o dia 26 de setembro próximo. Os 10 melhores ensaios vão integrar um livro que será publicado pelo Setor em 2018. Os outros ensaios vão compor publicações no site do Setor e também receber diplomas. Os trabalhos devem ter entre 15 e 20 páginas e cada candidato poderá inscrever apenas um trabalho. Outras atividades em comemoração aos 80 anos serão lançadas ao longo de 2017 e o ponto central será uma grande festividade no próximo ano.

O Setor

O Setor de Humanas tem origem em 26 de fevereiro de 1938, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, por integrantes da UFPR e também de outras entidades, como a Escola Agronômica do Paraná e Círculo de Estudos Bandeirantes. Só em 1950 esse núcleo foi integrado definitivamente à UFPR. Durante muitos anos era chamado de Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, até que no final de 2012, os cursos de Comunicação Social, Design e Artes passaram a integrar o Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD)

Atualmente o Setor de Ciências Humanas congrega os cursos de graduação em Ciências Sociais, História, História – Memória e Imagem, Filosofia, Letras, Letras-Libras, Psicologia e Turismo, além de outros nove cursos de mestrado e doutorado. Na Graduação são 2.200 alunos, de acordo com o levantamento do final do ano passado. Já nos cursos de mestrado e doutorado em Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia, Letras, Ensino de História, Psicologia, Sociologia e Turismo há 933 pós-graduandos.

A importância das humanidades

Para a diretora do Setor, professora Lígia Negri, o desafio nestes próximos anos será mostrar a importância das ciências humanas para a sociedade moderna, “que se tornou tecnicista e voltada para o pragmatismo do mercado”. Isso está empobrecendo as relações humanas, acrescenta a diretora.

A formação ministrada nos cursos mantidos pelo Setor tem a função de sensibilizar as pessoas, mostrar a importância do diálogo aberto, do respeito à diversidade, da pluralidade de pensamentos e ideias e do exercício da reflexão. “São cursos que tematizam a sociedade e a dimensão ética das profissões”, finaliza Lígia. Uma das preocupações constantes das coordenações é manter os currículos atualizados, levando em consideração a questão dos valores éticos e humanos com a necessidade tecnológica.

O endereço para acessar o regulamento e o formulário de inscrição do concurso de ensaios é:  sch80anos@ufpr.br.

por: Maria de Lurdes Welter Pereira