Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Setor de Ciências Humanas lança concurso de ensaios para celebrar seus 80 anos

Superintendência de Comunicação Social     1 de março de 2017 - 16h05

Marcella Guimarães: “É uma oportunidade de mergulhar nas transformações por que passou o setor”. Imagem: Marcos Solivan.

No dia em que completou 79 anos, o Setor de Ciências Humanas da UFPR deu início às comemorações dos 80 anos, com o lançamento de um concurso de ensaios literários. Neste dia 26 de fevereiro entrou no ar o endereço eletrônico com o regulamento e com o formulário de inscrição para o concurso: sch80anos@ufpr.br. Os ensaios devem tratar da história e da evolução do Setor de Humanas, por onde passaram muitos professores e escritores conceituados como Cristóvão Tezza, Paulo Venturelli e dois ex-reitores, Carlos Alberto Faraco e Carlos Antunes (falecido em 2013).

Segundo a professora Marcella Lopes Guimarães, que coordena as comemorações dos 80 anos, as mudanças históricas do Setor de Ciências Humanas mostram a necessidade de reflexões sobre o seu papel como unidade integradora de ciência, pesquisa e extensão na UFPR, voltada às Humanidades. “É uma oportunidade de mergulhar nas transformações por que  passou o setor, consultando teses, dissertações e livros, além de  pensar sobre o papel dos cursos de humanas na atualidade, como área importante na promoção dos valores democráticos”. Marcella acrescenta ainda que é um convite para que estudantes, professores, profissionais da Humanas possam mergulhar nos arquivos e descobrirem o desenvolvimento do Setor da UFPR.

As inscrições para o concurso prosseguem até o dia 26 de setembro próximo. Os 10 melhores ensaios vão integrar um livro que será publicado pelo Setor em 2018. Os outros ensaios vão compor publicações no site do Setor e também receber diplomas. Os trabalhos devem ter entre 15 e 20 páginas e cada candidato poderá inscrever apenas um trabalho. Outras atividades em comemoração aos 80 anos serão lançadas ao longo de 2017 e o ponto central será uma grande festividade no próximo ano.

O Setor

O Setor de Humanas tem origem em 26 de fevereiro de 1938, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, por integrantes da UFPR e também de outras entidades, como a Escola Agronômica do Paraná e Círculo de Estudos Bandeirantes. Só em 1950 esse núcleo foi integrado definitivamente à UFPR. Durante muitos anos era chamado de Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, até que no final de 2012, os cursos de Comunicação Social, Design e Artes passaram a integrar o Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD)

Atualmente o Setor de Ciências Humanas congrega os cursos de graduação em Ciências Sociais, História, História – Memória e Imagem, Filosofia, Letras, Letras-Libras, Psicologia e Turismo, além de outros nove cursos de mestrado e doutorado. Na Graduação são 2.200 alunos, de acordo com o levantamento do final do ano passado. Já nos cursos de mestrado e doutorado em Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia, Letras, Ensino de História, Psicologia, Sociologia e Turismo há 933 pós-graduandos.

A importância das humanidades

Para a diretora do Setor, professora Lígia Negri, o desafio nestes próximos anos será mostrar a importância das ciências humanas para a sociedade moderna, “que se tornou tecnicista e voltada para o pragmatismo do mercado”. Isso está empobrecendo as relações humanas, acrescenta a diretora.

A formação ministrada nos cursos mantidos pelo Setor tem a função de sensibilizar as pessoas, mostrar a importância do diálogo aberto, do respeito à diversidade, da pluralidade de pensamentos e ideias e do exercício da reflexão. “São cursos que tematizam a sociedade e a dimensão ética das profissões”, finaliza Lígia. Uma das preocupações constantes das coordenações é manter os currículos atualizados, levando em consideração a questão dos valores éticos e humanos com a necessidade tecnológica.

O endereço para acessar o regulamento e o formulário de inscrição do concurso de ensaios é:  sch80anos@ufpr.br.

por: Maria de Lurdes Welter Pereira


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR