Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Setor de Ciências da Terra elege nova direção

Simone Meirelles     10 de dezembro de 2018 - 11h02

A comunidade acadêmica do Setor de Ciências da Terra escolheu em consulta pública sua nova direção. Foram eleitos os professores Alzir Felippe Buffara Antunes (diretor) e Eduardo Vedor de Paula (vice-diretor).

Os eixos norteadores da gestão são alicerçados na promoção do ensino, pesquisa e extensão voltada à formação e qualificação de engenheiros, geógrafos e geólogos, focando a visão científica e tecnológica de acordo com as demandas da sociedade.

Nestas perspectivas, o projeto de gestão prevê uma série de ações. Entre elas estão o prosseguimento às boas práticas administrativas adotadas pela atual gestão tais como: gestão democrática dos recursos financeiros; apoio a formação continuada de capacitação de servidores; suporte e reforço às aulas de campo; integração harmônica entre os departamentos, coordenações de Graduação e Pós-Graduação e do Cenacid.

Além disso, considerando a desvinculação recente do CEM do Setor de Ciências da Terra, pretende-se realizar um estudo para implementação de novos cursos de graduação.  Outra proposta é o incentivo à internacionalização do setor por meio de uma comissão setorial própria, que traçará as diretrizes setoriais para prospecção de novos parceiros.

A nova direção propõe ainda o apoio continuado à inserção do setor junto à comunidade por meio de projetos de tecnologia, inovação e parcerias público privadas em áreas específicas, bem como a divulgação perante a sociedade sobre as profissões, enfocando sempre a importância Geólogo, Geógrafo e Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor para o desenvolvimento do país. Na área de infraestrutura, estão previstas a captação de recursos para conclusão das obras no entorno do Edifício João José Bigarella e a construção de mais um laboratório para aulas práticas de geoprocessamento.

Sobre os professores:

Prof. Alzir Felippe Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor e professor Associado IV do departamento de Geomática desde 1993, foi vice-coordenador do Projeto GEO pioneiro no Brasil que introduziu a cultura e tecnologia de Geoprocessamento na UFPR (1993-1997), coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica (2003-2007), Assessor Adjunto de Relações Internacionais (2009-2011), Membro da comissão de Ética Pública da UFPR ( 2010-2013), Chefe do Departamento de Geomática(2011-2012) , Chefe de Gabinete da Reitoria (2013-2016). Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas desde 1997. Fora da UFPR atuou como Engenheiro na Empresa de Portos do Brasil, Portobrás(1985-1990). Inspetor Fiscal dos Portos de Paranaguá e Antonina (1989).

Prof. Eduardo Vedor é Geógrafo e professor Adjunto IV do departamento de Geografia desde 2012, foi coordenador do curso de especialização em Análise Ambiental de 2013 a 2015, chefe do departamento de Geografia de 2016 a 2017 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia desde 2013. Atualmente preside a comissão para criação do curso de Arqueologia no Setor de Ciências da Terra, além de representar a UFPR no Conselho de Desenvolvimento do Litoral (COLIT) e atuar como representante brasileiro na RIDOT (Red Ibero Americana de Observación Territorial).


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR