+ UFPR

Setor de Ciências da Terra elege nova direção

Simone Meirelles     10 de dezembro de 2018 - 11h02

A comunidade acadêmica do Setor de Ciências da Terra escolheu em consulta pública sua nova direção. Foram eleitos os professores Alzir Felippe Buffara Antunes (diretor) e Eduardo Vedor de Paula (vice-diretor).

Os eixos norteadores da gestão são alicerçados na promoção do ensino, pesquisa e extensão voltada à formação e qualificação de engenheiros, geógrafos e geólogos, focando a visão científica e tecnológica de acordo com as demandas da sociedade.

Nestas perspectivas, o projeto de gestão prevê uma série de ações. Entre elas estão o prosseguimento às boas práticas administrativas adotadas pela atual gestão tais como: gestão democrática dos recursos financeiros; apoio a formação continuada de capacitação de servidores; suporte e reforço às aulas de campo; integração harmônica entre os departamentos, coordenações de Graduação e Pós-Graduação e do Cenacid.

Além disso, considerando a desvinculação recente do CEM do Setor de Ciências da Terra, pretende-se realizar um estudo para implementação de novos cursos de graduação.  Outra proposta é o incentivo à internacionalização do setor por meio de uma comissão setorial própria, que traçará as diretrizes setoriais para prospecção de novos parceiros.

A nova direção propõe ainda o apoio continuado à inserção do setor junto à comunidade por meio de projetos de tecnologia, inovação e parcerias público privadas em áreas específicas, bem como a divulgação perante a sociedade sobre as profissões, enfocando sempre a importância Geólogo, Geógrafo e Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor para o desenvolvimento do país. Na área de infraestrutura, estão previstas a captação de recursos para conclusão das obras no entorno do Edifício João José Bigarella e a construção de mais um laboratório para aulas práticas de geoprocessamento.

Sobre os professores:

Prof. Alzir Felippe Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor e professor Associado IV do departamento de Geomática desde 1993, foi vice-coordenador do Projeto GEO pioneiro no Brasil que introduziu a cultura e tecnologia de Geoprocessamento na UFPR (1993-1997), coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica (2003-2007), Assessor Adjunto de Relações Internacionais (2009-2011), Membro da comissão de Ética Pública da UFPR ( 2010-2013), Chefe do Departamento de Geomática(2011-2012) , Chefe de Gabinete da Reitoria (2013-2016). Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas desde 1997. Fora da UFPR atuou como Engenheiro na Empresa de Portos do Brasil, Portobrás(1985-1990). Inspetor Fiscal dos Portos de Paranaguá e Antonina (1989).

Prof. Eduardo Vedor é Geógrafo e professor Adjunto IV do departamento de Geografia desde 2012, foi coordenador do curso de especialização em Análise Ambiental de 2013 a 2015, chefe do departamento de Geografia de 2016 a 2017 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia desde 2013. Atualmente preside a comissão para criação do curso de Arqueologia no Setor de Ciências da Terra, além de representar a UFPR no Conselho de Desenvolvimento do Litoral (COLIT) e atuar como representante brasileiro na RIDOT (Red Ibero Americana de Observación Territorial).