UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências da Terra celebra duas décadas de história com homenagem ao docente pioneiro das Ciências Geodésicas

Setor de Ciências da Terra atende cerca de 1.300 estudantes de graduação, 250 de pós-graduação e aproximadamente 1 mil acadêmicos de outros setores em disciplinas da Geociências. Fotos: Leonardo Bettinelli

 

Nesta sexta-feira (18), o Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná comemorou 20 anos de existência. A data foi celebrada em uma solenidade oficial, no Centro Politécnico, com homenagens a ex-diretores, vice-diretores e servidores técnico-administrativos.

“As homenagens significam gratidão. Os docentes e técnicos ligados ao setor precisam ser reconhecidos e lembrados. A atuação desses diretores e vice-diretores foi decisiva para a consolidação da nossa unidade, ainda muito jovem em relação à história da UFPR”, ressaltou o docente Eduardo Salamuni, representante da comissão organizadora das comemorações de 20 anos.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a força do setor. “As áreas do conhecimento que estão condensadas no Setor de Ciências da Terra estão misturadas com a história centenária da universidade. Esse é um setor que orgulha a UFPR, pela sua produção científica, protagonista, com liderança e com programas de pós-graduação avaliados com excelência na última avaliação da Capes”.

“Estamos em um momento em que a expansão universitária dos últimos anos passa por cortes do governo federal, sobretudo na parte de investimento. Esse setor demonstra a competência dos professores da unidade com a captação de recursos para projetos e expansão da pesquisa em algumas áreas, mostrando que a universidade está muito viva”, afirmou o reitor.

O diretor do setor, Pedro Faggion, lembrou a evolução e as expectativas para o futuro. “No decorrer desses 20 anos, o setor cresceu. Vamos crescer ainda mais para atender às demandas relacionadas às geociências”.

A vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, reforçou a importância da participação de todos para enfrentar o cenário difícil para as universidades públicas. “Estamos vivendo um momento de crise, mas chegou a hora de cada um de nós lutar para reverter a situação e para que as universidades possam manter o nome que elas sempre tiveram. Nós professores e estudantes temos que continuar lutando”.

 

Professor Camil Gemael

Durante a comemoração, o público acompanhou o descerramento da placa comemorativa de 20 anos no prédio da direção do setor, que leva agora o nome do docente Camil Gemael, considerado o pioneiro das Ciências Geodésicas no Brasil.

Descerramento da placa do edifício Professor Camil Gemael. Da esquerda para a direita: vice-reitora Graciela Bolzón; reitor Ricardo Marcelo; filha do professor homenageado, Roseli Gemael de Alencar Lima; diretor do Setor, Pedro Faggion e o docente Eduardo Salamuni.

A relação do professor com a UFPR foi começou no vestibular para Engenharia Civil, no ano de 1944. “Mais tarde o professor Camil conseguiu concretizar um sonho: a criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas da UFPR, o primeiro do País e da América Latina”, conta o diretor Faggion. “A ousadia dele serviu como alavanca para a formação de profissionais e teve grande impacto na formação de professores da área”.

Dois filhos de Gemael receberam as homenagens e participaram da comemoração.

Camil Gemael faleceu em 2015, aos 92 anos de idade.

 

Setor de Ciências da Terra

O Setor de Ciências da Terra foi criado em 1998, mas sua história começou bem antes. “Em 1970, foi criado o Instituto de Geociências, que durou apenas três anos, pois não foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação. A proposta de criação de um setor que abrigasse a geociências nunca morreu e, na segunda metade da década de 1990, as discussões foram retomadas e culminaram com a criação do Setor de Ciências da Terra”, conta o diretor Pedro Faggion. “O jovem setor ocupava uma sala de aula no bloco V, com apenas um servidor”.

Constituído pelos departamentos de Geomática, Geografia, Geologia e pelo Centro de Estudos do Mar; o Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná conta atualmente com cerca de 1.300 estudantes de graduação e 250 de pós-graduação, atendendo também aproximadamente 1 mil acadêmicos de outros setores em disciplinas da Geociências.

O setor possui oito cursos de graduação: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária; além de quatro programas de pós-graduação e cursos de especialização.

“Somos uma força considerável, que amplia e apoia o grande e imenso intelecto dessa universidade, uma das maiores do Brasil. Não tem sido fácil para as instituições públicas de ensino, mas nós somos a personificação da resiliência”, destaca o docente Eduardo Salamuni.

Edifício Professor Camil Gemael.

Veja mais foto >>

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...