Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Setor de Ciências Biológicas empossa nova direção

Superintendência de Comunicação Social     9 de março de 2018 - 14h42

O Setor de Ciências Biológicas da UFPR empossou hoje (09) os novos diretores e vice do setor: Edvaldo da Silva Trindade e Emanuel Maltempi de Souza, respectivamente, que assumem a gestão até 2021.

O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca recebeu os novos diretores e agradeceu ao trabalho realizado por seus antecessores: Luiz Claudio Fernandes e Marta Margarete Cestari. Fonseca lembrou que o Setor de Ciências Biológicas possui graduações e programas de pós graduações muito bem avaliados, que demonstram “o destino da universidade, que é efetivamente produzir conhecimento e proporcionar qualidade na formação dos estudantes de graduação e pós graduação”.

A Vice-Reitora, Graciela Bolzón  de Muniz, destacou a importância do trabalho conjunto que está sendo realizado em todas as esferas da universidade para enfrentar as adversidades que a educação superior pública vem vivendo: “Estudantes, professores e técnicos devem trabalhar juntos para enfrentar o desgaste e desprestígio total que as universidade públicas vem vivendo. Nós precisamos mostrar o nosso universo e potencial para popularizar a ciência”.

O professor Trindade também resgatou o momento de dificuldades e afirmou que um dos motivos para candidatar-se a trabalhar pelo Setor e pela Universidade é para auxiliar no processo de reconhecimento das instituições públicas de ensino.

“Muitos devem pensar o que nos leva a assumir a responsabilidade de um cargo na universidade pública no momento em que esta é colocada como custo, um peso. E eu respondo que é por amor ao Departamento, ao Setor e a Universidade que fazemos isso. Para que lutemos para sermos reconhecidos pelo que temos de melhor, mostrando nosso trabalho sério, responsável, comprometido e transparente”.

Mesene gracielae: Vice-reitora é homenageada com nome de espécie de borboleta

Vice-Reitora da UFPR é homenageada dando nome à borboleta. Crédito: Marcos Solivan.

Em agradecimento aos esforços junto ao departamento de Zoologia, hoje (09) a Vice-Reitora, Graciela Bolzón de Muniz, foi homenageada dando nome a uma das espécies de borboleta mais recentemente registradas.

A espécie  Mesene gracielae, que faz menção à Graciela, guarda características particulares que incentivaram a homenagem:

“Impetuosa, única, dedicada ao espaço dela. Ficou o tempo todo ali e nos lembrou as características de quem acolheu nossa demanda. A homenagem em si é extremamente merecida porque a professora Graciela esteve sempre muito voltada à pesquisa. Ela compreendeu a necessidade que nós estávamos passando em relação ao espaço para conservação e manutenção da Coleção Biológica de exemplares e não poupou esforços para auxiliar uma das maiores e mais importantes coleções da América Latina” – explica Mirna Casagrande, professora do Departamento de Zoologia responsável pela descrição e nomeação da nova espécie.

Ao final do evento houve também o  descerramento da placa em homenagem ao professor Luiz Claudio Fernandes, Diretor do Setor até 2018.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR