Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Artes, Comunicação e Design empossa nova direção

 

Sacod empossa nova diretoria do Setor. Crédito: Marcos Solivan.

Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR empossou hoje as novas diretora e vice do setor: Regiane Regina Ribeiro e Stephanie Dahn Batista, respectivamente, que foram eleitas com 70,14% do total de votos, vencendo em todas as categorias – estudantes, técnico-administrativos e servidores – e cursos que integram o Sacod.

O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca destacou  a importância do momento para continuidade do Sacod, oriundo do Setor de Ciências Humanas e o mais novo setor da Universidade, que teve a primeira direção eleita para o mandato 2014 – 2017, com Dalton Razera e Luiz Paulo Maia.

“A gestão começa bem também. Começa aumentando a participação feminina dentro dos cargos de gestão da nossa Universidade, somando-se a um movimento importante que vem ocorrendo dentro da UFPR”.

A professora Regiane iniciou seu primeiro discurso como diretora empossada falando da riqueza do Sacod, que abrange cursos de Artes, Comunicação e Design. A diretora destacou dois pontos em sua fala, que justificam o que lhe motivou a concorrer ao cargo de gestão: a relação entre o estado democrático de direito e a emancipação feminina, e a importância da comunicação, das artes e do design para uma nova ordem social.

“O direito dos homens foi um dos grandes lemas da Revolução Francesa, mas sempre se questionou se nele estavam também incluso o direito das mulheres. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Somos no Brasil, hoje, 56% da força de trabalho. Na UFPR somos 54%. No Sacod somos 45. Representamos hoje, quantitativamente, mais de 50% da produção científica nacional e temos a mesma representatividade no impacto dos artigos científicos publicados”.

Regiane lembrou ainda que mesmo nesse cenário promissor, ainda há obstáculos a serem superados, como na equiparação salarial, na ocupação de cargos de chefia e direção, e no assédio moral, sexual e violências simbólicas. A professora lembrou ainda da importância e da necessidade da valorização das graduações que formam o Sacod.

“Comunicação, Artes e Design são linguagens e como tal são partes fundamentais da democracia. Elas refletem e são refletidas nesse contexto. A forte ênfase e todo o potencial político desses campos convergem para um mesmo objetivo: a denúncia da realidade estabelecida, o rompimento do domínio opressivo e da doutrinação. São campos estratégicos para a sociedade”.

A vice-diretora, professora Stephanie concluiu a cerimônia lembrando que há muitos desafios pela frente, mas que a pluralidade e a democracia permearão uma gestão voltada a fortalecer o Setor. “Nosso setor se consolidou como instância democrática na gestão anterior . Agora precisamos criar, dentro das nossas especificidades, uma cultura ‘sacodiana’. Muitos desafios nos aguardam”.

Estiveram presentes no ato de posse ainda os Pró-reitores Marco Cavalieri, Maria Rita de Assis César, Leandro Gorsdorf, Francisco de Assis Mendonça; a Coordenadora de Políticas de Ensino na graduação, Maria Tereza Soares, representando o Pró-reitor de graduação Eduardo Barra; a Superintendente de Comunicação e Marketing, Luciana Panke; o Diretor da Agência Internacional, André Duarte; e os diretores e vice de setor Pedro Faggion, Marcos Sunyé, Alexandre Trovon, Lígia Negri, Rodrigo Tavares, Marcos Wagner da Fonseca, Fernando Motta Correia, Horácio Tertuliano Filho e Vera Karam.

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...