Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Servidor da UFPR com deficiência visual defende dissertação de mestrado em Filosofia

Superintendência de Comunicação Social     8 de dezembro de 2017 - 18h14

O servidor da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR Wagner Bitencourt defendeu dissertação de mestrado no curso de Filosofia no último dia 7, às 14h30. O tema da dissertação de Wagner foi “A extramundanidade na ontologia fundamental”, sob orientação do professor Marco Antonio Valentim. A banca foi composta pelos professores Walter Romero Menon Júnior, do Departamento de Filosofia da UFPR, e pelo professor Libanio Cardoso Neto, da Unioeste.

De acordo com Bitencourt, o tema, que teve como base o filósofo moderno Martin Heidegger, sempre foi de seu interesse, uma vez que abordava os princípios da filosofia. “Optei por este tema pois mexe com o próprio sentido da filosofia. Quando me aprofundei, encontrei limites com outras áreas, como a arte, a estética, a ética, a política e a própria deficiência”, afirma.

Wagner Bitencourt e a mãe, Marise, que acompanhou a apresentação. Foto: Samira Chami Neves / Sucom UFPR

Wagner, que é deficiente visual, entrou na graduação de bacharelado em Filosofia em 2006, formando-se no ano de 2011. Voltou à universidade como servidor em 2012 e, logo em seguida, em 2014, entrou para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia como mestrando.

“Durante todo o período fui assistido pelo NAPNE [Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais], assim como pelos próprios professores da graduação”, relata Wagner. “Fazia a leitura dos textos através de tecnologias assistivas e as provas, durante a graduação, foram feitas oralmente”, conta.

Inclusão e acessibilidade

Inaugurado em 2006, o NAPNE é ligado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e oferece alternativas de inclusão às pessoas da comunidade acadêmica da UFPR em diferentes situações: com deficiência físico-motora, cegos ou com visão subnormal, surdos ou com resíduos auditivos, com dificuldades de aprendizado ou que enfrentam condutas típicas e síndromes. Também pessoas com altas habilidades e superdotação são acompanhadas pelo núcleo, que atende servidores, alunos e professores.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR