Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário “O Gueto de Varsóvia” apresenta literatura e memória sobre a Polônia invadida por nazistas

Marcado para a próxima terça-feira (19) à noite, em Curitiba, o seminário “O Gueto de Varsóvia, sua memória, seus escritos e seus poemas” tem o objetivo de apresentar visões diferentes a respeito do Gueto de Varsóvia — termo pelo qual ficou conhecida a região em que os judeus poloneses foram segregados durante a ocupação pelo governo nazista alemão, na Segunda Guerra Mundial.

O evento será realizado no Campus Reitoria, das 18h30 às 21h30, e terá participação de coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, e de Luci Ramos Mendes, da Editora Dybbuk.

Além de apresentar a memória do gueto, sob diversos pontos de vista que ficaram registrados na história desde a década de 1940, o seminário tem o objetivo de levantar outros assuntos relacionados a ele.

Um desses temas é o Arquivo Emanuel Ringelblum, uma série de documentos e peças do cotidiano do Gueto de Varsóvia que foram reunidas pelo historiador e mantidas clandestinas durante anos. O acervo foi revelado para o grande público em uma exposição permanente aberta na capital polonesa em 2017.

Também serão abordadas as obras dos poetas do gueto, em particular Władysław Szlengel, e questões educacionais referentes ao holocausto judeu.

Obras

Após o seminário, serão lançados os livros “Luz sobre o Caos: educação e memória do Holocausto”, de Carlos Reiss; e “Władysław Szlengel: a janela para o outro lado”, com organização, tradução e notas de Piotr Kilanowski, professor do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da UFPR.

O evento é organizado pela área de Letras Polonês do Depac, com apoio do Museu do Holocausto de Curitiba, do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Editora Dybbuk.

SERVIÇO
O Gueto de Varsóvia: sua memória, seus escritos e seus poemas
Data: 19/02/2019
Horário: 18:30-21:30
Local: Sala Homero de Barros (R. General Carneiro, 460, 1.º andar do Edifício D. Pedro I, no Campus Reitoria, em Curitiba)

Programação (palestras)
– “Da erradicação do indivíduo à personificação do Holocausto: histórias do Gueto de Varsóvia”, por Carlos Reiss, do Museu do Holocausto de Curitiba
– “Poesia, lamento e memória”, por Luci Ramos Mendes, da Editora Dybbuk
– “Władysław Szlengel e outros poetas e diaristas do Gueto de Varsóvia”, por Piotr Kilanowski (UFPR)

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...