Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário celebra os 20 anos do projeto Licenciar

O evento lotou o auditório do Decom. Imagem: Rogério Moreira

Em um clima festivo e de muito orgulho, coordenadores, alunos, professores e ex-integrantes do projeto Licenciar estiveram presentes no último dia 17 de outubro no auditório do Departamento de Comunicação da UFPR na comemoração  das duas décadas do programa. A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor, Rogério Mulinari, da pró-reitora de graduação e educação profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko, a coordenadora de políticas de formação de professores, Gláucia da Silva Brito, e o diretor do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Salles de Oliveira Barra.

Desde 1994, o Licenciar apoia ações que visem o desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da qualidade de ensino nas licenciaturas, realizando acompanhamento pedagógico, orientação aos coordenadores, distribuição de bolsas aos licenciandos e organização e promoção de eventos para socialização dos conhecimentos gerados a partir dos projetos. Aqueles que são capacitados pelos diversos projetos que têm o suporte do Licenciar, multiplicam este conhecimento, passando-o à frente, para professores do ensino fundamental e médio.

Durante toda a manhã, os participantes trouxeram relatos de ações realizadas ao longo de todos estes anos, sempre com uma carga emocional muito grande vinculada aos trabalhos – alguns vieram de outras cidades e estados especialmente para fazer parte do seminário. “A última fala, da professora Adriana Augusta, do Projeto Deixe-me Pensar, teve presentes oito bolsistas, outros oito alunos voluntários e mais dois ex-bolsistas, sendo um de Minas Gerais, que veio em viagem à Curitiba exclusivamente para o evento”, conta Ana Paula Pádua Pires de Castro, pedagoga do Licenciar e organizadora do evento. “O palco ficou lotado e tivemos o depoimento de quase todos.”

O evento reuniu depoimentos de participantes de projetos do Licenciar. Imagem: Rogério Moreira

Quando surgiu, o Licenciar era mantido pelo Ministério da Educação, porém, depois de dois anos, esta parceria foi encerrada. Desde então, é a própria Universidade Federal do Paraná que sustenta a iniciativa, através de recursos e estrutura. Atualmente, o programa beneficia 100 bolsistas em projetos que duram 12 anos. Além disso, ainda há a participação de alunos voluntários.

Os projetos apresentados envolviam temas como espaços lúdicos, escrita numérica, ensino de geografia, ensino de língua estrangeira e educação de surdos. Na ocasião, também foi realizado o lançamento oficial do terceiro volume da revista “Cadernos do Professor”, intitulado “Programa Licenciar: vivenciando a licenciatura”, que traz relatos da experiência de diversas atividades desenvolvidas nestes 20 anos.

 

Por Jéssica Maes

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...