Ensino e Educação

“Semear”, consultoria júnior de Agronomia, comemora bons resultados

Simone Meirelles     15 de junho de 2016 - 16h29

Equipe da Semear: prática de profissão e formação de líderes (foto arquivo)

Aprender na prática e estimular o empreendedorismo. Essas são algumas das premissas das empresas juniores que funcionam na Universidade Federal do Paraná. Um exemplo de experiência bem sucedida é a Semear, consultoria júnior do curso de Agronomia. Criada em 2013, ela tem como objetivo mostrar aos estudantes do curso o mercado de trabalho e capacitação de novas lideranças.

Funcionando como uma empresa normal, com presidente e quatro diretores, a Semear conta atualmente com a participação de 24 alunos, de todos os períodos do curso. A prestação de serviços à comunidade é feita através de contratos específicos. Recentemente, a equipe da Semear realizou a reforma de pastagem de um produtor rural de Campo Largo, fazendo a recomendação de uma forrageira de inverno para gado de corte e análise e recomendação de adubação e calagem (colocada de calcário) adequados para a utilização desejada. A Semear também é responsável pelo apoio logístico da distribuição de mudas de araucária na UFPR.  “Outro serviço recente foi para uma empresa de Araucária, interessada em conhecer o potencial de uma área para a plantação de eucalipto”, conta Catherine Machulek, atual presidente da consultoria.

A empresa realiza projetos e presta consultoria nas áreas de topografia e agrimensura, construções rurais, economia agrícola, nutrição animal, implantação e manutenção de lavouras, pomares, hortas e florestas, manejo e conservação de água e solos, irrigação e drenagem, manejo e reformas de pastagens, projetos paisagísticos, entre outros. Todos os trabalhos são acompanhados por professores da UFPR.

Entre os benefícios da contratação de uma empresa júnior, está o custo mais acessível. Os serviços da Semear são remunerados conforma 1/3 de tabela de honorários dos engenheiros agrônomos, e os valores são utilizados para cursos de capacitação dos membros da consultoria e materiais de consumo e de pesquisa de campo.  “Também promovemos eventos didáticos para os alunos de Agronomia e público externo”, observa Leonardo de Morais, diretor de Comunicação da empresa.

Para entrar em contato com a Semear basta acessar a fanpage (https://www.facebook.com/SemearConsultoriaJr/ ) ou o fone (41) 9914-8817.