Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

“Semear”, consultoria júnior de Agronomia, comemora bons resultados

Simone Meirelles     15 de junho de 2016 - 16h29

Equipe da Semear: prática de profissão e formação de líderes (foto arquivo)

Equipe da Semear: prática de profissão e formação de líderes (foto arquivo)

Aprender na prática e estimular o empreendedorismo. Essas são algumas das premissas das empresas juniores que funcionam na Universidade Federal do Paraná. Um exemplo de experiência bem sucedida é a Semear, consultoria júnior do curso de Agronomia. Criada em 2013, ela tem como objetivo mostrar aos estudantes do curso o mercado de trabalho e capacitação de novas lideranças.

Funcionando como uma empresa normal, com presidente e quatro diretores, a Semear conta atualmente com a participação de 24 alunos, de todos os períodos do curso. A prestação de serviços à comunidade é feita através de contratos específicos. Recentemente, a equipe da Semear realizou a reforma de pastagem de um produtor rural de Campo Largo, fazendo a recomendação de uma forrageira de inverno para gado de corte e análise e recomendação de adubação e calagem (colocada de calcário) adequados para a utilização desejada. A Semear também é responsável pelo apoio logístico da distribuição de mudas de araucária na UFPR.  “Outro serviço recente foi para uma empresa de Araucária, interessada em conhecer o potencial de uma área para a plantação de eucalipto”, conta Catherine Machulek, atual presidente da consultoria.

A empresa realiza projetos e presta consultoria nas áreas de topografia e agrimensura, construções rurais, economia agrícola, nutrição animal, implantação e manutenção de lavouras, pomares, hortas e florestas, manejo e conservação de água e solos, irrigação e drenagem, manejo e reformas de pastagens, projetos paisagísticos, entre outros. Todos os trabalhos são acompanhados por professores da UFPR.

Entre os benefícios da contratação de uma empresa júnior, está o custo mais acessível. Os serviços da Semear são remunerados conforma 1/3 de tabela de honorários dos engenheiros agrônomos, e os valores são utilizados para cursos de capacitação dos membros da consultoria e materiais de consumo e de pesquisa de campo.  “Também promovemos eventos didáticos para os alunos de Agronomia e público externo”, observa Leonardo de Morais, diretor de Comunicação da empresa.

Para entrar em contato com a Semear basta acessar a fanpage (https://www.facebook.com/SemearConsultoriaJr/ ) ou o fone (41) 9914-8817.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR