Semana Nacional do Cérebro leva conhecimento neurocientífico para a população em bares e espaços públicos

Depressão, drogas, memória e doença de Parkinson foram temas abordados nas intervenções

Um pouco do conhecimento neurocientífico que circula na UFPR chegou à população de Curitiba esta semana, de maneira informal, por meio de conversas em bares e intervenções em locais públicos. É a VII Semana Nacional do Cérebro, organizada por estudantes da área de neurociências, com uma programação que começou na última quarta-feira (14) e vai até sábado (17).

A criação da Semana foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) que nos últimos anos espalhou-se por todo o Brasil, a fim de levar informações sobre o sistema neurológico de maneira simples e dinâmica. O estudante Adriano Santos faz parte da organização da Semana em Curitiba e explica que a produção foi feita de forma despretensiosa: “Foi a primeira vez que organizamos a Semana Nacional do Cérebro e não sabíamos se haveria interação do público. Mas era um risco que precisava ser corrido”, disse.

Em Curitiba, o primeiro dia do evento foi num bar, reunindo pesquisadores da área para um bate-papo sobre Parkinson, problemas do sono, ansiedade e outras questões relacionadas ao cérebro. A escolha de lugares descontraídos foi uma forma de atingir públicos que não têm tanto contato com os temas.

Vitoria: “A gente escuta muito pouco sobre as doenças psicológicas, mesmo existindo no nosso dia-a-dia”. Fotos: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

A programação do segundo dia aconteceu na Praça Santos Andrade, onde os estudantes passaram a tarde abordando pedestres para conversar sobre assuntos da neurologia. A estudante de cinema Vitoria Trigo foi uma das abordadas na intervenção. “Conversamos sobre as doenças psicológicas, que são assuntos tão importantes e tão pouco citados. Sanou a minha curiosidade”, disse ela.

O público nos dois dias superou a expectativa dos organizadores. “Muitas vezes não há como saberem das pesquisas que fazemos, e a ideia é trazer assuntos do cotidiano de uma maneira mais tranquila e acessível”, disse Adriano..

A habilidade e a didática dos estudantes chamou a atenção da bancária aposentada Maria Lucia Nascimento. “A iniciativa de ensinar para as pessoas sobre doenças neurológicas é muito legal, além de ser uma oportunidade de divulgar as pesquisas deles mesmos”, opina. O grupo procura conversar com o auxílio de folders e exemplos práticos de como as doenças podem se manifestar e ser tratadas.

Para ao estudantes que organizaram a programação, eventos dessa natureza são uma forma de fazer com que a ciência aos poucos se torne algo popular de forma correta, até para evitar propagar ideias científicas que não são verdade, trazendo assim mais fundamentação nas discussões.

Na tarde desta sexta-feira (16) aconteceu uma roda de conversa em um café da cidade. A programação termina no sábado (17), com uma sessão de exercícios físicos no Parque Barigui das 9 horas ao meio-dia.

Mais informações podem ser conferidas na página da Semana Nacional do Cérebro em Curitiba no Facebook.

Por Larissa Nicolosi, com supervisão de Lorena Klenk