Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Segunda universidade do Brasil em inovação, UFPR é referência em tecnologia e patentes

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), apontada pelo Ranking Universitário Folha como a melhor universidade do Paraná e a 7ª do País, ocupa o 2º lugar na categoria Inovação. Atualmente a instituição tem depositados 495 pedidos de patente dos quais detém a carta patente – direito de exploração da invenção e do modelo de utilidade – de 23.

Além disso, a universidade tem registrados 46 programas de computador, 22 pedidos de registro de desenho industrial e 21 pedidos de registro de marca. Até o momento, foram assinados 25 contratos de transferência de tecnologia pela instituição. A tecnologia mais comercializada é o cultivo da variedade RB966928 de cana-de-açúcar com melhoramento genético. A variedade foi desenvolvida pelo Setor de Ciências Agrárias, por meio do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, e arrecadou entre 2013 e 2018 R$ 388.468,83.

Com relação ao número de depósitos em tecnologias ambientais, a UFPR é a segunda colocada de acordo com uma pesquisa de mestrado desenvolvida por meio de um convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo é baseado na análise de documentos de patentes relacionados a tecnologias verdes, depositados por 21 universidades públicas brasileiras.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, salienta que a inovação é um eixo estratégico, principalmente quando em consonância com uma política de incentivo à internacionalização. “Isso é o combustível para a evolução dos conceitos de muitos dos cursos de pós-gradução. Visivelmente investimento em ciência é sinônimo de soberania nacional”.

Detecção de agentes infecciosos

Foto: Arquivo Pessoal

A UFPR tem a patente de um material que permite detectar a presença de agentes infecciosos. A invenção é resultado de uma colaboração entre a UFPR, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e Instituto Carlos Chagas.

O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de novas tecnologias para diagnóstico de doenças causadas por microorganismos que fossem relevantes para a saúde pública. O material desenvolvido é composto por material polimérico inerte que após modificação de sua superfície permite detectar a presença de diferentes agentes infecciosos.

As estruturas produzidas pelo processo desenvolvido no Brasil apresentam grandes vantagens em relação aos produtos existentes no mercado atualmente. O material facilita os diagnósticos e a obtenção de resultados mais rápidos nos exames, além do baixo custo da matéria prima e elevada produtividade da técnica.

Produtos aeronáuticos

O Grupo de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento de Produtos para o Interior de Aeronaves (FITT Group) desenvolveu três produtos que foram patenteados pela Agência de Inovação da UFPR: o Toalete acessível, o Assento para classe econômica e a Área executiva exclusiva.

Ridesa

Foto: Samira Chami Neves

A UFPR é uma das 10 instituições brasileiras de ensino superior que compõem a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Sucroenergético (Ridesa), grupo de pesquisadores que tem contribuído para o melhoramento genético da cana-de-açúcar.

A Rede surgiu em 1990, logo após o encerramento de programas de pesquisa subsidiados pelo governo federal, para dar continuidade aos trabalhos que buscavam melhorar a produção de açúcar e etanol do Brasil. A UFPR ingressou no grupo pouco mais tarde, em 1992. Hoje, 10 universidades federais integram o grupo, que é responsável por 68% das espécies plantadas no País e 84% no Paraná.

“Quando tomamos um café e abastecemos um veículo com etanol, devemos lembrar que a cana que deu origem a esses produtos é tecnologia das universidades”, afirma Edelclaiton Daros, que foi coordenador geral da Ridesa por 18 anos.

REDIN

Recentemente, em abril de 2018, a UFPR firmou parceria com outras universidades públicas e privadas e institutos de ensino e de pesquisa para a criação da Rede de Disseminação de Inovação e Propriedade Intelectual (REDIN), destinada ao desenvolvimento da ciência, da inovação, da tecnologia e da cultura.

O coordenador de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação UFPR, Alexandre Moraes, explica que a parceria é estratégica para suprir a necessidade de interação entre os núcleos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de ações voltadas à disseminação da cultura da propriedade intelectual, da inovação e do empreendedorismo.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...